Logo do Fórum

A imprensa esportiva atrapalha ou ajuda o Fortaleza?
webmaster - 16-3-06 em 02:40 PM

Um tema recorrente nesse fórum é o debate quanto ao nível em geral da imprensa esportiva alencarina. Na sua opini?o, a imprensa:

pauloroberto - 16-3-06 em 03:00 PM

Existem pros e contras.
mas quando o clube está bem, passa por cima.

Vauto - 16-3-06 em 03:09 PM

Atrapalha. Eles tem muita má vontade com o Fortaleza,principalmente com o presidente. Apesar da excelente administraç?o e tentativa de mudança dos paradigmas que regem o futebol cearense, n?o se ouve um elogio neste sentido. Talvez a mudança traga a aus?ncia do boi.

AndreDiaS - 16-3-06 em 03:16 PM

A imprensa sobrevive do Fortaleza e do kanal, no momento mais ainda do Fortaleza que está na elite do futebol brasileiro e sempre contratando jogadores famosos. A imprensa esportiva alencarina é ingrata e amadora. Acho que em todo Brasil esse problema de emoç?o/raz?o, existe. Aqui é demasiadamente!

Ben?Lima - 16-3-06 em 03:29 PM

O papel da imprensa, indiscutivelmente, nem é o de ajudar e menos ainda de atrapalhar.

Também n?o é verdade que os cronistas vivam de clube A ou B. Eles vivem do 'negócio futebol'. A relaç?o tem de ser vista profissionalmente. Neste caso, n?o existe relaç?o de favor.

Também é indiscutível que temos hoje uma segmentaç?o e n?o mais se deve falar em imprensa (eu prefiro crônica esportiva) sem considerarmos essa segmentaç?o.

Essa segmentaç?o nos coloca diante de pelo menos tr?s setores distintos da crônica esportiva:

1- Os cronistas esportivos profissionais;

2- Os cronistas-torcedores, e

3- Os torcedores-cronistas.

RAFAELE?O - 16-3-06 em 03:30 PM

Claro que atrapalha... a grande maioria puxa saco pro canal, e mesmo os que s?o pró-Fortaleza ainda criticam em demasia o clube, talvez pelos "bois" que perderam...

RAFAELE?O - 16-3-06 em 03:31 PM

Claro que atrapalha... a grande maioria puxa saco pro canal, e mesmo os que s?o pró-Fortaleza ainda criticam em demasia o clube, talvez pelos "bois" que perderam...

Ben?Lima - 16-3-06 em 03:32 PM

Meu voto peremptório evidentemente que foi para...

AJUDA

ANIBALDANTAS - 16-3-06 em 03:52 PM

Veja a quest?o Clodoaldo: quando era do Fortaleza, era afastado por ser irresposável, cachaceiro e mais ...

Agora, porque n?o consegue se concentrar, resolver problemas pssoais, etc.

Vauto - 16-3-06 em 04:29 PM

Após uma vitória do kanal sobre um pequeno
com um p?nalti inesistente:
QUEM SEGURA O kanal??????????????
Sobre Vinícius após vitória com gol dele na garapa:
ARTILHEIRO IRRESSISTÍVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E por aí vai.

marcelobloc - 16-3-06 em 06:42 PM

Imprensa desportiva atrapalha.

Imprensa Tricolor, ajuda.

lopez03 - 16-3-06 em 06:58 PM

Votei na opç?o 3 - Mais atrapalha do que ajuda,

mais especificamente no caso do Fortaleza.

Mas entre o puxa-saquismo e a crítica, ainda prefiro a segunda. É uma forma de crescermos e estamos fazendo isso.

O Ben?Lima sintetizou tudo. Em relaç?o a maioria da nossa crônica, minha opini?o:

3- Os torcedores-cronistas.

A maioria é despreparada, mas n?o se restringe só aqui, n?o. Se verifcarmos nacionalmente, só quem s?o notícias s?o Corínthians e Flamengo. Aqui e acolá o S?o Paulo.

[Editado em 16-3-2006 por lopez03]

BenitoJr - 16-3-06 em 07:07 PM

Verdes Mares a palavra é sua.....

.

ANIBALDANTAS - 18-3-06 em 01:16 AM

ATENÇ?O: Parcialidade na Imprensa...Preocupante!!

Amigos, vejam o que escreve um radialista e colunista de nossa imprensa sobre um determinado árbitro de nosso quadro, queimando-o em público e o que fala da final do Campeonato 2006:

OSCILOU DE NOVO
17/03/2006 - 07:14:12

Coluna do Pol?mico
Renato Abreu
renatoabreu@showdefutebol.com.br
...
Imprevid?ncia
Manoel Moita participou do sorteio e poderia ser o árbitro do clássico-rei deste domingo. Uma infelicidade sem precedente da CEAF. Moita foi queimado porque errou feio em dois jogos e beneficiou o kanal. Colocá-lo no jogo de domingo seria um risco que a arbitragem n?o merece.

Fogueira
Apitar o clássico-rei é uma tarefa espinhosa demais. Se lembram do Antônio Almeida Filho? Até que trabalhou bem, mas só porque houve goleada, terminou tendo seu trabalho questionado até de forma injusta. Por isso defendo árbitro de fora para o nosso maior clássico.

Se rendeu
A FCF parece que vai atender o pedido do kanal que pediu juiz de fora para jogos contra o Fortaleza. O desse domingo, que será apitado por Marcos Antônio Sampaio, será o último com juiz local. Para os jogos finais, o clássico-rei terá agora árbitro de fora.
...
Renato Abreu

Mobarack Comenta:

Todos sabemos que o Sr. Renato Abreu é torcedor do Fortaleza...que já criticou muito o Presidente do Clube(antes e logo depois de assumir), que na época das eleiç?es de seu clube mantinha-se contra Ribamar Bezerra...até aí todos sabemos...Mas questionar a capacidade de um dos melhores árbitros do Nordeste e até do Brasil, como Manoel Moita, aí é extrapolar os limites da paci?ncia. Dizer que Manoel Moita "beneficiou" o kanal é um verdadeiro absurdo, cometeu erros, claro todo árbitro comete, mas Moita é digno e talvez tenha sido alvo das críticas deste profissional(citado acima) por trabalhar com tecidos e n?o "PERFUMARIA", pois o apitador que este radialista apóia o "árbitro" Cleston Santino ficou de fora, e o que este radialista propaga seu pupilo "goela abaixo" de todos... é enjoante!!!! Também pudera, é amigo pessoal de Santino, frequenta suas festas empresariais e vive recebendo "torpedos" via celular em sua rádio, e em muitas vezes no ar...Absurdo e Intolerável!!!
A CEAF fez correto, acertou em indicar Manoel Moita e Sampaio ao "sorteio" do clássico, pois ambos vem bem no Cearense 2006...Sampaio mais regular na competiç?o toda e Moita recuperou-se de uma má arbitragem em seu jogo de estréia. Acertou a CEAF!!
Óbviamente que o colunista e radialista queria neste jogo o árbitro Cleston Santino...claro!! Seria a consagraç?o de um trabalho publicitário que vem sendo arquitetado e executado desde 2004, com a "derrubada" de Humberto Maia da CEAF, pelas "forças ocultas" que infestam a arbitragem Cearense...Rá Rá Rá...n?o conseguiu!!!

Ser Regra 3 de um jogo sem muitos atrativos e que poderá ser o último(sou contrário!) de nossos árbitros locais em 2006...é realmente o que merece aquele que tanto trama, bajula e mal faz ao quadro de árbitros da FCF...Merecido!!! Acertou de novo a CEAF!! Parabéns!!

Outro questionamento que faço: Como pode o mesmo radialista e colunista afirmar em sua coluna que este será o último kanal x Fortaleza que nossos árbitros locais apitar?o?? Como ele pode ter certeza que irá ocorrer um próximo kanal x Fortaleza na final do Campeonato?? Porque nem cogita a hipótese( se, caso, talvez) de Ferroviário e Icasa, ou os dois estarem na final do Campeonato?? Será que ele possui 'bola de cristal" ou sabe de algo?? Só posso concluir uma coisa: ? estranho, no mínimo muito estranho estas afirmaç?es e "premoniç?es" vinda de alguém que tem Trânsito livre nos bastidores do futebol...

Por Renan Mobarack.
Equipe showdefutebol.

Fonte: http://www.showdefutebol.com.br/noticias/noticias.asp?idnoticia=4750

ANIBALDANTAS - 18-3-06 em 01:17 AM

Eu acho é graça, toda a imprensa cearense torce Fortaleza e só é tendenciosa para o Fortaleza?

Renan, mas menino!

webmaster - 18-3-06 em 01:46 AM

Citação:
Mensagem original enviada por ANIBALDANTAS
Eu acho é graça, toda a imprensa cearense torce Fortaleza e só é tendenciosa para o Fortaleza?

Renan, mas menino!

Quem é Renan Mombarack? Torcedor do kanal?

Canguru - 18-3-06 em 02:49 AM

Eu acho que a imprensa nao ajuda nem atrapalha o desempenho das equipes por que atleta profissional ja eh calejado e nem le ou ignora o que eh escrito/falado nos meios esportivos. Se os caras forem dar ouvidos a tudo que se fala na imprensa vao ficar loucos, entao eh melhor nao se deixar influenciar e se concentrar no trabalho. Jah pensou um cara com a bagagem de um Jair Picerni ou de um Ze teodoro ouvindo um comentario tecnico de um Jota Lacerda por exemplo? Devem morrer de rir, principalmente por que futebol nao sao somente os 90 minutos de uma partida mas todo um conjunto de aspectos fisicos, tecnicos e psicologicos que a maioria dos cronistas nao tem a oportunidade de acompanhar.
Quanto a imprensa esportiva cearense, salvo excecoes, acho que contribui em muito para a violencia entre as torcidas devido as piadas de mau gosto, a
parcialidade e, muitas vezes, ao enaltecer a desonestidade e falta de espirito esportivo de nossos dirigentes, tudo isto acirrando os animos e gerando revolta entre os torcedores. Soh no nosso futebol se dah tanta enfase a "rasteiras" , a nocao de que "time ganha jogo, diretoria campeonato", e se da espaco a dirigentes mal intencionados que usam a imprensa para deturpar a realidade dos fatos quando por exemplo criticam arbitragens injustamente para justificar os fracassos de suas equipes. Nao vou nem falar aqui no tal do boi...
Infelizmente o publico consumidor, ouvintes e leitores, contribuem para este tipo de jornalismo pq sao justamente os maus profissionais que sao os campeoes de audiencia, os cronistas sao um reflexo da mentalidade corrente de grande parte dos fas de futebol. No dia que os maus profissionais comecarem a ser ignorados a imprensa muda mas quem tem que mudar primeiro? a imprensa ou o torcedor?

advinculanobre - 18-3-06 em 03:20 AM

Caros tricolores,

Ao longo da nossa história sempre fomos atrapalhados pela imprensa esportiva do estado, na sua grande maioria, composta de kanalenses.

Essa parte alvi-suja da imprensa cearense, tem nos atrapalhado em muito, pela distorç?o de fatos e pela criaç?o de inverdades, que de tanto martelar a cabeça do grande públcio, praticamente as transforma em "fatos reais".

É um inimigo poderoso, representando na atualidade pelo Sistema Verdes Mares e a TV Diário, cujos profissionais, com raríssimas exceç?es, agem com parcialidade, criam factóides, plantam inverdades e usam de todos os meios para nos prejudicar.

Com uma imprensa dessas n?o precisamos de inimigos.

Ben?Lima - 18-3-06 em 12:11 PM

Interessantíssimo é observar que os torcedores tanto de
um quanto do outro (FOR e CEA) pensam exatamente igual:
Se consideram todos uns... perseguidos.

Quem estará certo?

Vauto - 18-3-06 em 12:33 PM

Ridículo e fora de propósito igualar o nível de discernimento do torcedor do FEC com o do kanal. É sabido que eles s?o altamente manipuláveis, se deixando enganar com muita facilidade. É uma tarefa inglória defender a crônica esportiva cearense.

marcelobloc - 18-3-06 em 12:36 PM

Citação:
Mensagem original enviada por Ben?Lima
Interessantíssimo é observar que os torcedores tanto de
um quanto do outro (FOR e CEA) pensam exatamente igual:
Se consideram todos uns... perseguidos.

Quem estará certo?

VAI VER QUE AMBOS.
Certo é a má qualidade dos profissionais...

marcelobloc - 18-3-06 em 12:36 PM

colo aqui o qe escrevi no orkut e na Voz da raz?o.

Renan Mombarack X Renato Abreu? 18/03/2006 03:56
Um absurdo a nota que o Renan Mombarack escreveu no Show de Futebol sobre a imparcialidade da imprensa esportiva! ele citou apenas o Renato Abreu, chamando-o de tricolor e reclamando do que ele disse sobre a escalaç?o de Manoel Moita para o sorteio de árbitros para o clássico (no qual Moita n?o foi sorteado, inda bem!). Renato n?o dise nada demais, apenas disse ser uma temeridade escalar um árbitro que errou clamorosamente a favor do KANAL em duas partidas nesse Estadual. Em momento algum questionou sua idoneidade. Sei que a funç?o do Renan, lá, é defender a arbitragem local, mas essa foi de lascar. Já deixei minha resposta para o Renan acerca desse infeliz comentário. Faça o mesmo, d? sua opini?o para ele. É hora dele, que agora posa de crônista também, saber de sua responsabilidade ao escrever qualquer coisa. O link para a matéria que ele escreveu tá aqui: http://www.showdefutebol.com.br/noticias/noticias.asp?idnoticia=4750

marcelobloc - 18-3-06 em 01:05 PM

Tirado do DN, no fim da matéria sobre o Rinaldo ter sentido no treino.

"Um grupo de torcedores fez um pacto com radialistas que t?m programas dedicados ao Le?o, para que haja uni?o total, em busca do tetracampeonato"

lopez03 - 18-3-06 em 02:17 PM

O Ben?LIma pode até ter raz?o pois vive lá dentro, apesar de suspeito, hoje.

Acompanho rádio desde 1968. Ouvia diariamente. Hoje, cansei. A maioria é comercial e abrobrinha, além de muita parcialidade.

N?o vejo raz?o dos ovonegros reclamarem, apesar de eu ser suspeito pra dizer isto, mas, vejamos:

o maior veículo de comunicaç?o, rádio, jornal e televis?es é o svm.

Quem trabalha na dita rádio e tem o poder da palavra e que time torce? gomes farias, sérgio pinheiro, tom barros, ibernon monteiro... Do nosso lado, quando deixam falar alguma coisa, Evandro Braga.

No jornal, quem é o editor? paulo karam. Lendo a sua coluna dá pra perceber que time torce. Além de n?o informar, pelo contrário... Mas quero ressaltar que as notícias esportivas s?o mais sérias, d?o de 10 x 0 no jornal opovinho.

Televis?es: diário e verdes mares. Quem apresentam e comentam na diário? Belmino, quando vai; tom barros, sérgio pinheiro, edmílson maciel, vitor hannover, dacildo mour?o, lima jr, Carlos Fred. Qual time torcem?

Verdes Mares: Paulo César Nor?es, Bosco Farias.

Rádio Assunç?o: locutor, Júlio Sales, doente do LE?O, mas quando quer jogar um jogador ou dirigente contra a torcida...

O outro: Moésio Loiola. Qual time torce?

Outro: Messias Alencar. Qual time torce?

Comentarista: Wilton Bezerra. Qual time torce?

Essas citadas anteriormente s?o as rádios mais escutadas, pelas 2 torcidas.

Rádio Cidade: Renato Abreu. Qual time torce? E o Leandro Serpa?

Locutor: Vilar Marques. Torce LE?O.

Rádio 1200: Locutor, Carlos Fred. Torce LE?O.

Televis?o Jangadeiro. Qual o time que o Alan Neto torce?

É só medir quem puxa pra quem.

[Editado em 18-3-2006 por lopez03]

ANIBALDANTAS - 18-3-06 em 02:47 PM

Alan Neto e Sérgio Ponte se dizem corais, mas n?o acredito que o Sérgio seja coral.

Odilon - 18-3-06 em 03:09 PM

Rádio, hj em dia, só ouço o "Tabelinha de Fogo", e muito mais por causa das piadas do Gueguegué. :)

Além, é claro, do programa oficial.

RobesPIERRE - 19-3-06 em 11:26 AM

Só escuto o Nocaute...
N?o há nada mais hilário do que ele esculhambando o Gomes Farias..:D:D

MarceloCosta - 19-3-06 em 12:02 PM

Eu votei na opç?o 3. Antigamente, eu escutava tudo que era programa, desde as 7 da manh? com um do moesio cedinho, 11:00, 18:00, 20:00. 23:00, sabia até as vinhetas, que hora entrava e tudo mais. Hoje n?o asisto nenhum. Quando coincide de eu estar no carro na hora que o Wilton Bezerra comenta, eu escuto.

Se atrapalha, eu n?o sei, mas que ela tenta atrapalhar, isso tenta. Quando meu avô ainda era vivo, comentava muito isso com ele. Ele dizia que era exagero meu, etc.Me sugeriu preparar um dossi? com essas possíveis imparcialidades. Fiz um com 13 páginas diferentes do jornal o povo, elevei a ombundsman ? época que era a conceituadíssima jornalista adísia sá. Ela me recebeu, leu tudo na minha frente, e deu um grande pux?o de orelha na redaç?o de esportes do jornal o povo, falando sim que existia tratamento doferenciado.

Será que isso n?o prova que pelo menos ela TENTA atrapalhar?

Ben?Lima - 19-3-06 em 02:22 PM

Citação:
Mensagem original enviada por Vauto
Ridículo e fora de propósito igualar o nível de discernimento do torcedor do FEC com o do <b>kanal</b>. É sabido que eles s?o altamente manipuláveis, se deixando enganar com muita facilidade. É uma tarefa inglória defender a crônica esportiva cearense.

Tenho consci?ncia de que tenho o direito de defender as
minhas idéias, de defender a princípios, e de n?o concordar com uma
linha de pensamento fascistóide. Até porque meu discurso n?o teve
a intenç?o pessoal ou corporativa.

Quanto a AGORA fazer parte do 'bloco dos suspeitos' simplemente por
integrar a crônica esportiva, definitivamente eu n?o concordo.
Afinal, tem uma porç?o de seres humanos que n?o est?o com nada
e nem por isso há dentre nós quem n?o queira ser um ser humano.

Vauto - 20-3-06 em 10:02 AM

Citação:
Mensagem original enviada por Ben?Lima
Citação:
Mensagem original enviada por Vauto
Ridículo e fora de propósito igualar o nível de discernimento do torcedor do FEC com o do <b>kanal</b>. É sabido que eles s?o altamente manipuláveis, se deixando enganar com muita facilidade. É uma tarefa inglória defender a crônica esportiva cearense.

Tenho consci?ncia de que tenho o direito de defender as
minhas idéias, de defender a princípios, e de n?o concordar com uma
linha de pensamento fascistóide. Até porque meu discurso n?o teve
a intenç?o pessoal ou corporativa.

Quanto a AGORA fazer parte do 'bloco dos suspeitos' simplemente por
integrar a crônica esportiva, definitivamente eu n?o concordo.
Afinal, tem uma porç?o de seres humanos que n?o est?o com nada
e nem por isso há dentre nós quem n?o queira ser um ser humano.

Realmente, é muito difícil um simples mortal ser alguma coisa comparado a um integrante da crônica esportiva cearense, vejamos os títulos de alguns: O COMENTARISTA QUE O NORDESTE INTEIRO CONSAGROU, O COMENTARISTA QUE JOGA COM A VERDADE, O DE TODOS OS ESPORTES, TEM UM QUE ANDA NUM TEM BALA, TEM UM DIABO LOURO,etc.
S?o uns monstros.

[Editado em 20-3-2006 por Vauto]