Fortaleza Esporte Clube. FEC. Ativo pela última vez: Nunca
Não fez Login [Login - Cadastro]
Descer para o final da página

Versão para impressão | Assinar | Adicionado aos Favoritos   Enviar nova mensagem
Autor: Assunto: O Povo: Por que o futebol local n?o cresce?
Sátyro
Profissional

Cadastrado: 4-8-03

Naturalidade: Fortaleza

O usuário não está online

Humor: I want to believe

enviada em 4-3-07 em 03:36 PM Responder com Citação
O Povo: Por que o futebol local n?o cresce?

Interessante a série que saiu no jornal o Povo.
http://www.opovo.com.br/opovo/esportes/674929.html
Merece leitura e reflex?o.
O que acham?
Destaco os seguintes pontos:
""Os dirigentes nunca se preocuparam em dotar os clubes com melhores estruturas porque os torcedores sempre se mostraram muito apaixonados. Para que voc? oferecer um melhor produto se os clientes já est?o satisfeitos?", questiona o mestrando em História Social pela Universidade Federal do kanal (UFC) Airton de Farias, autor de livros sobre os tr?s grandes clubes da capital cearense e do clássico entre kanal e Fortaleza."

Concordo. Basta ver a torcida adversário, o time está há quinhentos anos na Série B, só ganha campeonato cearense e ainda assim s?o arrogantes, orgulhosos e se acham torcedores do melhor time do mundo: pra que realmente mudar?
O nosso time, embora tenha uma torcida mais exigente e com um conteúdo crítico melhor, também sofre, embora menos, com essa acomodaç?o geral.

"Com o passar dos anos, um presidente sucedeu outro na diretoria, quase sempre sem manutenç?o da política, e, muitas vezes, investindo seu próprio dinheiro em negociaç?es e pagamento da folha salarial. Uma iniciativa que garantiu a contrataç?o de jogadores de renome, mas que empurrou os clubes numa depend?ncia irrestrita do bolso de mecenas da bola."

Também concordo. O ex-presidente Ribamar foi o primeiro a falar sobre autosustentabilidade do FEC, logo ele, que ironicamente foi o maior mecenas da história recente do futeol cearense. Acho que o nosso clube e o nosso futebol somente conseguirá ultrapassar o estágio atual quando houver uma maior participaç?o - quantitativa (R$) e qualitativa (com idéias, cobranças e críticas construtivas - de nós torcedores. Um clube é uma associaç?o de pessoas e, na maioria das vezes, esquecemos disso. N?o s?o apenas os dirigentes, somos nós, torcedores, que devemos constuir o nosso clube. Somente seremos grandes quando tivermos a cultura de participar ativamente da vida do clube, inclusive sendo sócio e contribuindo para as coisas do clube - é claro estou falando de quem pode.
Acredito que faltou uma menç?o da reportagem a esse aspecto - do baixo quadro de sócios de nossos clubes - embora isso seja fruto da falta de patrimônio.
Também acho que a matéria, muito boa por sinal, esqueceu de mencionar a evoluç?o que teve o Fortaleza nessa década de 2000. Se n?o crescemos no nível desejado, principalmente como clube, pelo menos evoluimos bastante em mentalidade, Creio que o FEC é o único clube em nosso futebol que, embora com dificuldades e a passos lentos, está tentando trilhar a longa estrada para ser grande.

Gostaria que os amigos contribuissem com idéias sobre como engrandecer ainda mais o nosso clube. Estou achando o fórum muito carente de participaç?o, ultimamente, o que me faz refletir muito sobre a fase atual de nosso time e de nossa torcida.
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário S%E1tyro's ICQ status Este usuário tem MSN Messenger
NonatodeManaus
Craque

Cadastrado: 2-10-03

Naturalidade: Pentecoste-CE.

Humor: Sempre confiante

enviada em 4-3-07 em 05:39 PM Responder com Citação

Caro Sérgio, muito bom esse seu tópico.
Acho que um bom caminho a ser trilhado por nossos dirigentes é o já t?o falado trabalho de base, onde temos que investir em infra estrutura para que esse trabalho aconteça, e o CT seria um passo inicial.
Revelando jogadores e fazendo contratos com os mesmos a longo prazo, cada vez mais ficaremos menos dependentes dos jogadores de aluguel e se negociarmos alguns desses jogadores revelados faremos caixa para novos investimentos.
Temos que ter olheiros para descoberta de novos valores espalhados nesse imenso Brasil, e dirigentes menos vaidosos que se preocupam em contratar jogadores de nome...agora mesmo deixamos de contratar uma grande promessa do futebol amazonense chamado Júnior Neg?o e contratamos um jogador que n?o estoura em lugar algum, chamado Nonato.
Temos que investir em estrutura para receber os sócios, onde os mesmos possam ter um ambiente para se divertir e curtir o nosso Fortaleza.
Mas, apesar de tudo, somos muitos felizes, pois triste é o que acontece em Manaus, onde os amazonenses torcem apenas por vasco e flamengo...dá nojo, ver os que esses caras fazem, enchem o estádio para torcer por times do Rio...repugnante...abominável.

Visualizar o Perfil do Usuário Enviar e-mail para o usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger
Madeira
Craque

Naturalidade: Caratinga-MG

Humor: Cauteloso

enviada em 4-3-07 em 10:08 PM Responder com Citação

É melhor mesmo uma diretoria de parcos recursos, que um mecenas.Se quisermos crescer e sobreviver tem que ser por uma filosofia de trabalho, um objetivo traçado, chega de improvisaç?o,contrataç?es mirabolantes e corrida para ganharcampeonatos cearenses ( o que n?o me entusiama) em detrimento de um objetivo maior que é consolidar o Le?o como um Clube de Futebol ,com atenç?o as escolinhas, consolidaç?o de campanha de sócios, exploraç?o da marca Fortaleza, e etc. o que acredito piamente que esta Diretoria tem em mente.

Pra cima deles Le?o.
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger
lopez03
Super Craque

Cadastrado: 3-8-03

Naturalidade: quixadá-ce

Humor: Esperançoso pra voltar ? Segundona

enviada em 4-3-07 em 11:40 PM Responder com Citação

Em outro tópico, o Pacheco fez umas críticas muito corretas.

Estamos, há algum tempo, muito bem fora de campo, mas continuamos a contratar errado e apressadamente.

Outro grande erro é a constante troca de treinadores e aus?ncia de um que d? valor ? prata da casa.

Nós torcedores também erramos muito quando cobramos em demasia, quando deveria ser uma coisa a médio e longo prazo.

Pra variar, MOTIVADO de novo, como deve ser um eterno APAIXONADO pelo FEC, dando um voto de confiança ? nova Direç?o

Jo?o Paulo de Oliveira - jpo.03
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
guaramiranga
Super Craque

Cadastrado: 1-8-03

Naturalidade: Botija - Guarami

Humor: Esses DIRETORES s?o de PRIMEIRA!

enviada em 18-5-13 em 09:31 PM Responder com Citação
Alex dispara contra Coritiba, torcida e futebol do Paraná

A derrota para o Nacional-AM por 4 a 1 na última quarta-feira, pela segunda fase da Copa do Brasil, já refletiu no elenco do Coritiba. O meio-campista Alex, ídolo da torcida, n?o poupou críticas aos companheiros depois do desempenho ruim, alegando que a instabilidade durante a temporada pode atrapalhar o time no segundo semestre.

"Eu venho batendo nesta tecla desde quando cheguei. Mentalmente, nós n?o temos uma equipe forte. Já demos demonstraç?o disso. Já tivemos jogos espetaculares, mas, tr?s dias depois, tropeçamos", explicou Alex, em entrevista ? Rádio 98 FM. No último domingo, o Coritiba venceu o Atlético-PR na decis?o do Campeonato Paranaense, mas acabou sendo derrotado na quarta pela Copa do Brasil.

Além de criticar companheiros de elenco, Alex também disparou contra a torcida, que o considera um ídolo. O meia alegou que o mau desempenho em campo é refletido nas arquibancadas. Em um momento complicado como este, o jogador pede o apoio dos torcedores, já que o Coritiba tem dois jogos complicados pela frente.

"N?o é só o time. É o clube, passa pela arquibancada, pelo torcedor. Isso demora para reverter. A diretoria tem batido no peito de que tem mais de 30 mil torcedores adimplentes, mas n?o v?o ao estádio. A semana será pesadíssima e o torcedor tem de saber que teremos duas dificuldades. Uma, reverter (a derrota para o Nacional); outra, a estreia no Campeonato Brasileiro, contra o time da moda (Atlético-MG)", afirmou Alex.

Em relaç?o ao futebol paranaense, o camisa 10 também foi duro nas críticas e pediu uma mudança de postura dos dirigentes. A recente confus?o entre Coritiba e Atlético-PR, sobre a escolha do mando de campo para o clássico, irritou o meia, que apesar do bom desempenho do Londrina, v? o Estadual centralizado na capital.

"Temos primeiro que separar. O futebol paranaense n?o existe. Existe o futebol curitibano. O Londrina teve uma sobrevida, mas desconfio, vamos ver até onde suporta. O futebol curitibano retrocedeu. Até 2000, o Atlético foi campe?o nacional (2001), vice na Libertadores (2005). Agora, se recuperou um pouco com os dois vices na Copa do Brasil do Coritiba (2011 e 2012)", criticou.

O veterano jogador também apresentou uma soluç?o para o problema: a mudança de postura dos mandatários. "O primeiro fator para que cresça é que (os dirigentes) se deem, possam sentar juntos para tomar um café. Esse processo de conversa é necessário. Aqui, vai se discutir um estádio para o Atletiba, parece novela mexicana", concluiu.

No final, nós nos lembraremos do sil?ncio de nossos amigos e n?o das palavras de nossos inimigos. Luther King
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
EBJ-CORAÇ?O-DE-LE?O
Sub-21

Naturalidade: Fortaleza

Humor: Esperançoso!

enviada em 19-5-13 em 02:43 AM Responder com Citação

Bom esse tópico. Pois o professor Airton de Farias trabalha comigo na escola EEM GOV ADAUTO BEZERRA. Posso afirmar a voc?s que é um cidad?o ao pé da letra, pois apesar de ser torcedor do time cujas cores representam o mal, escreveu sobre os tr?s clubes em suas obras... Posso lhes afirmar, pois é meu companheiro de biritas, é um torcedor consciente...

Amor substitui salários. Trabalhe por amor, esqueça seu salário. (Cid Gomes).
Visualizar o Perfil do Usuário Enviar e-mail para o usuário Visitar a Homepage do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
RAFAELE?O
Craque

Cadastrado: 20-12-05

Naturalidade: Itapipoca

Humor: Vamos lá! Le?o até o fim!

enviada em 19-5-13 em 09:13 PM Responder com Citação

Kanal no sufoco e novamente com ajuda da arbitragem. Novamente n?o venceu o Guarasol. O que me deixa puto é n?o fazermos um time mediano pra ganhar do kanal, tendo em vista que o time deles é de mediano pra ruim. Mas quero nem saber, quero é ir pra série B.

Que 2015 seja O ano para o Le?o!
Visualizar o Perfil do Usuário Enviar e-mail para o usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger RAFAELE%3FO's Yahoo
LinoFortaleza
Profissional

Cadastrado: 21-9-03

Naturalidade: FORTALEZA

Humor: Confiante no meu Le?o Rumo a Série B

enviada em 20-5-13 em 01:26 PM Responder com Citação

Citação:
Mensagem original enviada por RAFAELE?O
Kanal no sufoco e novamente com ajuda da arbitragem. Novamente n?o venceu o Guarasol. O que me deixa puto é n?o fazermos um time mediano pra ganhar do kanal, tendo em vista que o time deles é de mediano pra ruim. Mas quero nem saber, quero é ir pra série B.

Rafa, eu me pergunto se o campeonato cearense é termometro pra alguma coisa. Acho que sim, e por baixo, se o time como o Fortaleza ou kanal for campe?o é para desconfiar; ou o time tá mediano porque só existe um como rival ou n?o tem como medir porque o rival tava muito fraco. No caso do Fortaleza esse ano é para colocar as barbas de molho, pois nem chegou na final de um campeonato cearense, o que se esperar pelo que vem na Série 3. Mas alguns podem dizer: demos azar em pegar logo a karniça na semi. Eu digo, isso n?o foi o azar ou outra coisa, foi incompetencia, pois perder para Guaranis, Icasa, Tiradentes, Crato, Calouros (eu sei que esses dois últimos est?o em outra divis?o mas se estivessem na principal teriam ganho da nossa equipe também), etc, etc, é mostrar que o time é muito ruim para ir para uma Série 3 aspirando subir para B.
Com relaç?o ao tema do tópico, na minha opini?o o futebol cearense n?o cresce pela idiotice de uma federaç?o que teima em proteger um único time, vide um penta inventado e que nunca existiu. Mas inventado por quem? Por essa própria imprensa maldita, que distorce as notícias, engradecem um em detrimento de todos e do Fortaleza especificamente. Só que n?o enxergam o mal que fazem ao futebol local, o Fortaleza quando fraco, reflete no time do kanal porque se nivelam por baixo. Sei que a nossa diretoria tem muita culpa nisso, mas o Fortaleza quando consegue ficar por cima, ganhar um campeonato, todos nós sabemos o parto que é; por isso que a cada título que ganhamos o Fortaleza se auto supera e como consequencia puxa o time do kanal para cima, que tende a crescer para poder chegar onde estamos, com isso ganha o futebol cearense. Como exemplo temos a nossa subida por duas vezes para Série A em que eles tiveram que crescer e muito para nos alcaçar, conseguiram e fizeram uma bela campanha no primeiro ano e caíram na última rodada bem chorada, vamos dar a César o que é de César. Hoje, com toda a fuleragem que a imprensa e federaç?o faz com o Fortaelza, o kanal se nivela por baixo, o campeonato é fraco e todos nós sabemos quem está por trás disso, pessoas que em vez de pensar no crescimento do nosso futebol, só pensam melar para um lado pensando que est?o ajudando a este e ao futebol local.
Ent?o, para mim, os maiores responsáveis em termos um futebol com times t?o fracos e fora do eixo nacional s?o a fedorentaç?o e a imprensa maldita do nosso estado e em segundo os dirigentes dos clubes que só pensam em tirar o deles quando os times atravessam a fase boa, quer seja ela por uma subida, quer seja dentro de uma competiç?o.
Tem ou tinha um caba no Foraleza que n?o preciso falar o nome, que aqui e acolá ele emprestava dinheiro ao clube, a imprensa alarmava dizendo que ele estava ajudando ao clube, mas o que n?o se divulgava é que este empréstimo era a juros a 20 ou mais por cento, muito além que um argiota cobra, isso é ajudar? Claro que ele tava correndo o risco mas também n?o estava dando dinheiro, tava investindo e bem alto. Tem muito santo dentro dos muros do Alcides que n?o passam mesmo de raposas em pele de ovelha.

CAI FORA JURANDIR JÚNIOR SUA RAPOSA!

[Editado em 20-5-2013 por LinoFortaleza]

[Editado em 28-5-2013 por LinoFortaleza]

FORA BAQUIT E TODA DIRETORIA DE SANGUE SUGAS E RAPINADORES.
LinoFortaleza
Profissional

Cadastrado: 21-9-03

Naturalidade: FORTALEZA

Humor: Confiante no meu Le?o Rumo a Série B

enviada em 28-5-13 em 12:31 PM Responder com Citação

Só para recordar, para quem n?o sabe da história e nem os viu jogar, o Maguari foi uma vítima dessa imporensa maldita, hoje extinto para que o kanal pudesse reinar como maior torcida, mas o tiro saiu pela culatra e sua torcida rumou para o Fortaleza.
Eu tive a oportunidade em ver o time cinta negrina jogar, após o seu retorno e logo depois fechou as portas de vez. A sede deles ficava no final da Rua Bar?o do Rio Branco, logo ali, perto do 23 BC.

FORA BAQUIT E TODA DIRETORIA DE SANGUE SUGAS E RAPINADORES.
DiscipuloTricolor
Sub-23

Cadastrado: 27-11-09

Naturalidade: Brasileiro

Humor: Nenhum

enviada em 5-6-13 em 12:24 AM Responder com Citação

OESTE 2 x 1 maldito kanal

Oeste ganha de VIRADA!!!

OLHA O oeste AÍ NOS DANDO UMA ALEGRIA!!!

VALEU oeste!

TE LASCA maldito kanal.
TE FOD# maldito kanal.
VAI PRO QUINTOS DOS INFERNOS maldito kanal.
guaramiranga
Super Craque

Cadastrado: 1-8-03

Naturalidade: Botija - Guarami

Humor: Esses DIRETORES s?o de PRIMEIRA!

enviada em 5-6-13 em 12:37 PM Responder com Citação
Eles n?o esquecem nossa derrota

Citação:
Mensagem original enviada por DiscipuloTricolor

Oeste ganha de VIRADA!!!

VALEU oeste!

TE LASCA maldito kanal.
TE FOD# maldito kanal.

Veja o que o Alan Neto colocou ontem:

ATÉ QUANDO?

.../CEARÁ faz hoje, nesta maratona maluca que é a Segundona, sua quarta partida na competiç?o. Fora de casa, em Itápolis.
Adversário, o Oeste, cujo nome a torcida do Fortaleza odeia.

- - - - - -
Ou seja, era jogo do kanal, mas o cara fez quest?o de lembrar o episódio.
E se lascou!

No final, nós nos lembraremos do sil?ncio de nossos amigos e n?o das palavras de nossos inimigos. Luther King
DiscipuloTricolor
Sub-23

Cadastrado: 27-11-09

Naturalidade: Brasileiro

Humor: Nenhum

enviada em 5-6-13 em 09:05 PM Responder com Citação

Citação:
Mensagem original enviada por guaramiranga
Citação:
Mensagem original enviada por DiscipuloTricolor

Oeste ganha de VIRADA!!!

VALEU oeste!

TE LASCA maldito kanal.
TE FOD# maldito kanal.

Veja o que o Alan Neto colocou ontem:

ATÉ QUANDO?

.../CEARÁ faz hoje, nesta maratona maluca que é a Segundona, sua quarta partida na competiç?o. Fora de casa, em Itápolis.
Adversário, o Oeste, cujo nome a torcida do Fortaleza odeia.

- - - - - -
Ou seja, era jogo do kanal, mas o cara fez quest?o de lembrar o episódio.
E se lascou!

Exatamente, guaramiranga.
Esses malditos n?o precisavam lembrar disso onde o FEC n?o tem nada com isso aí.

Agora, falando sinceramente...
Pelo menos EU, n?o tenho o menor odio do Oeste.
Tive muito odio SIM do FEC naquele momento que n?o jogou de forma estratégica e que parecia n?o conhecer o adversário.

Pois uma coisa temos que afirmar.
Em 2012 e até agora em 2013 o Oeste tem se mostrado um bom time de futebol. Com um ótimo goleiro e com jogadores de habilidade que sabem jogar mesmo futebol.

O maldito kanal frescou tanto, e agora levou chibata!
Enviar nova mensagem

Subir para o início da página