Fortaleza Esporte Clube. FEC. Ativo pela última vez: Nunca
Não fez Login [Login - Cadastro]
Descer para o final da página

Versão para impressão | Assinar | Adicionado aos Favoritos   Enviar nova mensagem
Autor: Assunto: Ex-funcionário denuncia pedofilia no Fortaleza e critica Montenegro e Lúcio Bomfim
JohnBoy
Profissional

Cadastrado: 3-8-03

Naturalidade: Fortaleza,CE

O usuário não está online

Humor: Nenhum

enviada em 27-11-09 em 11:59 PM Responder com Citação
Ex-funcion?rio denuncia pedofilia no Fortaleza e critica Montenegro e L?cio Bomfim

Voc?s leram esta entrevista do ex-diretor das categorias de base do Fortaleza ?

É um absurdo.

---------------------------------------------------------------------
Fonte: http://foraluciobomfim.wordpress.com/
---------------------------------------------------------------------

Ex-funcionário denuncia pedofilia no Fortaleza e critica Montenegro e Lúcio Bomfim

Wendel Paiva, ex-diretor das categorias de base do Fortaleza, faz graves acusaç?es, diz que o clube está nas m?os de “interesseiros” e espera por dias melhores

Time ganha jogo, diretoria ganha campeonato. Se nos últimos anos a categoria de base do Fortaleza tem conseguido bons resultados, certamente um dos responsáveis por isso é Wendel Paiva. Funcionário do Tricolor de 2005 a 2008, Wendel era diretor da base. Wendel Paiva também foi supervisor do futebol feminino do Horizonte em 2007, na Copa do Brasil, e trabalhou no Sumov. Muitos torcedores talvez nem saibam quem é Wendel e o que ele fazia no Pici.

Acontece que os bons resultados n?o escondem as mazelas existentes no Pici. Desde o ano passado, várias denúncias de pedofilia no clube s?o feitas, principalmente, voltadas contra Jo?o Montenegro, hoje, coordenador das categorias de base. Contudo, quando Wendel começou a trabalhar no Fortaleza, Montenegro era empresário de jogadores. Chegou a declarar em um programa de televis?o que o atacante Bambam, hoje no Inter, era sua aposentadoria. E Wendel Paiva confirma as acusaç?es contra Montenegro. Wendel foi mais além. Também criticou o presidente Lúcio Bomfim, afirmando que ele tem seus protegidos e que todos s?o “interesseiros”.

Confira a entrevista com o ex-funcionário tricolor:

Quando voc? começou a trabalhar no Fortaleza? Quem o convidou? Já começou trabalhando na base?

Foi o seguinte: eu sou muito amigo do Cel. Gomes, que é diretor na Federaç?o Cearese de Futebol (FCF) e é muito amigo do Ribamar Bezerra. Quando o Ribamar Bezerra assumiu em janeiro de 2005, ele convidou o Cel. Gomes pra ser diretor administrativo, mas o Cel. é presidente do Sumov e n?o teria tempo. Ent?o, disse pro Ribamar que poderia indicar alguem que faria parte da equipe dele e acabou me indicando. Eu entrei pra ser secretário geral da diretoria administrativa.

Quando houve a transaç?o da direç?o administrativa para a direç?o da base?

Em abril ou maio de 2005, o Dr. Armando Junior (ex-diretor das categorias de base e depois financeiro) me chamou pra secretariar as bases juntamente com o Álvaro (Augusto, supervisor do futebol profissional), que é um grande profissional.

Desde ent?o, voc? passou a conviver com a base de um clube. Haviam muitos empresários no Pici ou o Ribamar Bezerra proibia a entrada deles?

Proibia, sim. Ele e o doutor Manoel Guimar?es. Naquela época, n?o tinha nenhum empresário. Só começaram a andar alguns por lá quando o Dr. Armando Júnior foi para a diretoria financeira e o Lúcio Bomfim assumiu a diretoria das bases, entre o final de 2005 e o começo de 2006. Aí foi quando o Montenegro começou a andar lá direto, levando jogador.

Ent?o, mesmo com o Ribamar ainda sendo presidente, os empresários passaram a circular no Pici?

Na verdade os empresários em pessoa, n?o. O Montenegro, braço direito do Lúcio Bomfim, levava documentos e jogadores para dentro da base. O Álvaro ficava chateado demais com o acesso livre do Montenegro.

Quer dizer que o atual coordenador da base, antes era, praticamente, um empresário?

Sim. Ele mesmo chegou a dizer no “Profiss?o Reporter” que o Bambam era a sua aposentadoria. Ele chegava a guardar documentos dos atltas na casa dele.

Quais os outros jogadores que o Montenegro levou para o Pici e s?o conhecidos pela torcida ou disputaram competiç?es importantes? Ele tem porcentagem no passe de algum desses jogadores?

Adaílton, Chileno (irm?o do Bambam), Genilson e vários outros. Na verdade, isso eu n?o sei informar, mas n?o duvido nada. Até porque, certa vez, eu fui levar uns documentos para o Desidério (Marcello, ex-presidente) assinar, para registrar uns atletas na FCF e tinham vários documentos com procuraç?o. Nenhuma no nome dele (Montenegro), mas de outras pessoas que deveriam passar um valor para ele no caso de negociaç?o. O Desidério me pediu para arquivar as procuraç?es e n?o levar nenhuma ? FCF.

Contra o Montenegro, também pesam algumas acusaç?es de pedofilia. Voc? sabe algo sobre isso? De fato, existe pederastia na base do Fortaleza? Algum atleta te relatou algo?

Sim, existe. O Montenegro é conhecido. Vários (jogadores falaram) de garotos que foram molestados por ele no apartamento dele.

Algum jogador chegou a sair de lá por conta disso? Ele escala o time ou indica jogadores em troca de sexo?

Alguns atletas saíram do Fortaleza por n?o fazerem parte do grupo de protegidos do Montenegro. Tinha um zagueiro muito bom, lá de Ibiapina, que disse pra mim que ia embora porque n?o precisva fazer certas coisas para precisar jogar bola.

Os presidentes e diretores devem saber disso, n?o? Por que n?o tomam nenhuma atitude em relaç?o a isso?

Falta de provas. O Tahim (Fontenelle, ex-diretor financeiro) me pedia, pelo amor de Deus, para eu só ir embora depois do Montenegro, porque ele n?o queria o Montenegro sozinho na sede com os garotos.

Quem é Fernando, um rapaz que tem uma grave acusaç?o de ter roubado carrinhos de um supermercado que fica em frente ao Pici? Ele era funcionário do Fortaleza? A história dos carrinhos é verídica?

Acho que o nome dele é Fernando Esteves, algo assim, n?o me recordo agora. Ele começou a andar lá quando o Montengro entrou. É mais um protegido do Montenegro e do Lúcio Bomfim. Sim, eu mesmo estava com o Tahim quando do ato de devolvimento dos carrinhos.

Com o ocorrimento deste episódio, o que aconteceu com Fernando e Montenegro?

O Fernando foi demitido, e o Montenegro, dias depoism foi excluído das bases, entrando o Zé Maria Paiva. Eu, Desidério, Tahim, Zé Maria Paiva, Edilson José (ex-diretor de futebol) e o Montenegro participamos de uma reuni?o para esclarecer tudo.

Ou seja, o episódio dos carrinhos ocasionou a saída dos dois. Depois, o Desidério renunciou, e o Montenegro acabou voltando?

Exatamente. O Lúcio Bomfim assumiu, reintegrou o Montenegro como coordenador das bases, mandou o Zé Maria Paiva para o Aracati e me demitiu, para trazer o Fernando de volta.

Ele te demitiu ou voc? pediu pra sair? O Fernando assumiu a sua funç?o de diretor da base?

Eu cheguei para o Hercílio (Teixeira, ex-diretor da base) e disse que com Montenegro e Lúcio Bomfimm n?o havia clima para eu continuar por lá devido ? desorganizaç?o de ambos e algumas outras coisas. Quando eu terminei de falar, ele me disse que o Lúcio Bomfim já havia pedido minha demiss?o.

Pode-se dizer, ent?o, que o Lúcio Bomfim n?o gosta de voc?? A que voc? credita isso?

É, ele n?o gosta de mim, nem do Tahim, nem de ninguém que vá contra a política dele e do Montenegro. Eu rebatia de frente as coisas do Montenegro. Certa vez, eu perguntei para ele (Montenegro) pelos documetos dos garotos, e ele disse q estava na casa dele. Eu disse: “Documentos de interesse do clube s?o pra estar no clube”. Ele ficou furioso comigo. Teve outra vez que eu regularizei vários jogadores perto do fim do prazo. O Sub-16 já estava há quatro rodadas sem estrear no cearense do ano passado, o Luciando (diretor das categrias de base da FCF) me disse que n?o prorrogava mais. Passei segunda e terça juntando documentos, só tinha até a quarta pra resgistrar. Foram 13 atletas registrado em cima da hora.

Sem a sua presença e do Tahim por lá, voc? acha que as coisas est?o piores? Como definiria, em uma palavra, as pessoas que cuidam da base atualmente?

Est?o piores, sim. Sempre que posso vou por lá e os amigos verdadeiros que por lá ficaram, incluindo jogadores da base, reclamam barbaridades. E a palavra seria interesseiras.

Falando um pouco sobre coisas boas, quais os títulos que ganhou no Fortaleza?

O primeiro campeonato sub-20 da SEJUV (Secretaria de Esporte e Juventude, que era coordenada por Lúcio Bomfim), Campeonato Cearense sub-16 e sub-18 de 2006 e alguns outros.

O que achou da campanha do time na Série B, que acabou com o rebaixamento? Voc? já esperava pela queda?

Triste, mas eu já esperava por isso pelas pessoas que administram o clube. Desorganizaç?o dá nisso. Sábado, mo estádio, encontrei um ex-diretor, muito amigo meu. Quando cheguei, a TUF estava protestando próximo aos camarotes, o olhar desse diretor foi como de quem dissesse: “Fazer o qu?? Ele quis assim.”

Conhecendo Lúcio Bomfim de perto, acha que ele irá renunciar ou ficar, como ele mesmo está dizendo? Por qu??

Sinceramente, acho que ele n?o renuncia. Ficarei surpreso se ele renunciar. Ele simplesmente n?o liga para o que a torcida pede. Estar lá (na presid?ncia) é o que basta.

Se ele renunciasse, pelo estatuto, quem assumiria seria o presidente do Conselho Deliberativo, Jorge Mota. Voc? acha um bom nome? Para voc?, no momento, qual seria o nome ideal?

Jorge Mota é uma pessoa que tem uma história de sucesso no clube, mas acho que, dos citados, o nome melhor seria o Dr. Maurício Guimar?es.

[Editado em 28-11-2009 por JohnBoy]

http://animacao.paginas.sapo.pt/desporto/futebol/futebol24.gif
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
webmaster
Super Administrator

Cadastrado: 1-8-03

Naturalidade: Fortaleza-Ce-Bra

Humor: VAMOS SUBIR LE?O!

enviada em 28-11-09 em 12:09 AM Responder com Citação
Uma aberra?ao por outra aberra?ao

Esse "blog" citado faz um deserviço ao Fortaleza tanto quando Lucio Bonfim e sua turma. Por isso nao comento... afinal só comento quando assinam no que dizem. Como esse blog é feito por covardes anônimos encerro minha postagem e participaçao no assunto.

Emanuel Costa
webmaster Fortaleza.NET
A comunidade da Torcida do Fortaleza Esporte Clube desde 1996
N?o basta torcer tem que participar! Seja sócio e divulgue essa idéia
"Every person takes the limits of their own field of vision for the limits of the world."
- Arthur Schopenhauer
Visualizar o Perfil do Usuário Visitar a Homepage do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
rafael.roque
Sub-23

Cadastrado: 2-2-09

Naturalidade: Fortaleza

enviada em 28-11-09 em 01:20 AM Responder com Citação

Citação:
Mensagem original enviada por webmaster
Esse "blog" citado faz um deserviço ao Fortaleza tanto quando Lucio Bonfim e sua turma. Por isso nao comento... afinal só comento quando assinam no que dizem. Como esse blog é feito por covardes anônimos encerro minha postagem e participaçao no assunto.

Desserviço porque?
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
marcioandre
Craque

Cadastrado: 2-8-03

Naturalidade: Fortaleza

Humor: No meio

enviada em 28-11-09 em 01:40 AM Responder com Citação

Essa é mais uma acusaç?o grave no tricolor. Teve também aquele caso do jogador que foi supostamnete assediado sexualmente por um diretor dentro de seu apartamento por ocasi?o de um jogo em S?o Paulo no início da atual serie B.
Já ouvi vários boatos de casos parecidos no Pici, mas como s?o boatos n?o dei muita atenç?o.
Tem o caso contado a mim por um amigo meu de um jogador da base que saiu do Pici por causa de assédio. S?o casos sem provas mas que deveriam ser vistos com mais seriedade.

Tricolor desde 1978, quando um tio levou-me para a fatídica final do cearense de 1978. Embora o adversário estivesse num melhor momento - acabara de ser tetra campe?o - e do incentivo do tio alvipreto, escolhi o tricolor de aço, porque n?o me contive diante da beleza das cores tricolores "daquelas camisas".
EBJ-CORA
Fraldinha
*

enviada em 28-11-09 em 01:49 AM Responder com Citação

É POR ISSO QUE ESTAMOS NESSA SITUAÇ?O E AINDA POR CIMA DAMOS MUNIÇ?O PARA OS KANALENSES TIRAREM ONDA COM A GENTE...
webmaster
Super Administrator

Cadastrado: 1-8-03

Naturalidade: Fortaleza-Ce-Bra

Humor: VAMOS SUBIR LE?O!

enviada em 28-11-09 em 02:53 AM Responder com Citação

Citação:
Mensagem original enviada por rafael.roque
Citação:
Mensagem original enviada por webmaster

Desserviço porque?

1 - É escrito anomimamente (por tanto pra mim uma covardia)
2 - Gera boatos, mal estar e picuinhas.
3 - Instiga a viol?ncia, racismo, debate de baixo calao.
4 - Nao tem credibilidade NENHUMA pelos motivos acima. Fazendo apenas prover nossos inimigos de argumentos chulos e ignorantes.

Que fique claro que nao sou contra protesto e nem estou defendendo o Lucio Bonfim (que nem conheço pessoalmente). Mas sou contra TOTALMENTE esse tipo de "site".

Cordiais Saudaçoes Tricolores

Emanuel Costa
webmaster Fortaleza.NET
A comunidade da Torcida do Fortaleza Esporte Clube desde 1996
N?o basta torcer tem que participar! Seja sócio e divulgue essa idéia
"Every person takes the limits of their own field of vision for the limits of the world."
- Arthur Schopenhauer
Visualizar o Perfil do Usuário Visitar a Homepage do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
NonatodeManaus
Craque

Cadastrado: 2-10-03

Naturalidade: Pentecoste-CE.

Humor: Sempre confiante

enviada em 28-11-09 em 11:28 AM Responder com Citação

Também acho que esse tópico n?o deveria ser aberto, agora seremos mais humilhados ainda, algo comum na era RV e LB.

Visualizar o Perfil do Usuário Enviar e-mail para o usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger
FCOCARLOSBARBOSA
Sub-23

Cadastrado: 1-9-08

Naturalidade: FORTALEZA

enviada em 28-11-09 em 02:03 PM Responder com Citação

Nesse momento boatos só ir?o confabular contra nós. Se alguém tem denúncia séria e consistente, as instâncias próprias judiciais e policiais est?o aí para quem quiser.
E essa história de pedofilia, de assédio contra meninos de categorias de base isso existe há muito no mundo sujo do futebol, inclusive no Kanal e outros tantos times nacionais.
Portanto esse tipo de tópico em nada nos ajuda nesta hora, até porque vai ficar no ouvi falar e na melhor da hipóteses na palavra de um contra outro.
Atualmente precisamos é de ATITUDES para mudar o cursos da coisas ultimamente feitas em nome do nosso querido e abandonado FORTALEZA.
Vamos pensar no que cada um de nós pode fazer a mais do que já fazemos pelo nosso amado LE?O DO PICI, a hora é esta.
RenatoTricolor
Mirim
**

Cadastrado: 28-7-09

Naturalidade: Várzea Alegrense

enviada em 28-11-09 em 02:27 PM Responder com Citação

Citação:
Mensagem original enviada por NonatodeManaus
Também acho que esse tópico n?o deveria ser aberto, agora seremos mais humilhados ainda, algo comum na era RV e LB.

N?o devemos nos acomodar com a desordem no nosso AMADO FORTALEZA ESPORTE CLUBE. Vamos fazer um protesto ordeiro dia 01/12/ na reuni?o do Conselho. As glórias do nosso TRICOLOR DE AÇO n?o ser?o apagadas por meia dúzia de incompetentes. FORA TODOS.
Enviar nova mensagem

Subir para o início da página