Fortaleza Esporte Clube. FEC. Ativo pela última vez: Nunca
Não fez Login [Login - Cadastro]
Descer para o final da página

Versão para impressão | Assinar | Adicionado aos Favoritos   Enviar nova mensagem
Autor: Assunto: Toinha, Antonia Porfíria - Torcedora t?o leal
guaramiranga
Super Craque

Cadastrado: 1-8-03

Naturalidade: Botija - Guarami

O usuário não está online

Humor: Esses DIRETORES s?o de PRIMEIRA!

enviada em 2-9-13 em 11:58 AM Responder com Citação
Toinha, Antonia Porfíria - Torcedora t?o leal

Nas várias tentativas de falar por telefone com a conhecida tricolor Toinha, do Fortaleza, ela n?o podia esticar a conversa. Pedia para ligar depois, porque precisava colocar a merenda dos meninos, estava servindo o almoço dos meninos, preparava a suplementaç?o dos meninos. Os “meninos” aos quais ela se refere s?o os jogadores profissionais do Fortaleza Esporte Clube, time que a adotou como protetora há 46 anos.

E ela fala com o gosto de quem ainda se acomoda ao novo ambiente, de quem ainda está saboreando as delícias da novidade. Posa para as fotos, beija o escudo, se declara em vermelho e azul. “É muito amor que eu tenho por isso aqui”, se expressa na quentura das 15 horas, no gramado do estádio Alcides Santos, no Pici, sede tricolor.

Toinha na verdade nasceu Antônia Porfírio e está na véspera de inteirar 70 anos de idade; dois terços deles, vividos no Fortaleza. Entre subidas e descidas de série, entre momentos de glória e de perrengue, entre eras de fartura e de escassez. Hoje ela se intitula auxiliar de nutriç?o do clube. Faz tudo o que o “doutor” indica, para quem precisa engordar e para quem precisa perder peso.

http://imgs.opovo.com.br/app/noticia_132346504881/2013/09/02/3121738/0209az0110.JPG

No final, nós nos lembraremos do sil?ncio de nossos amigos e n?o das palavras de nossos inimigos. Luther King
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-9-13 em 11:59 AM Responder com Citação

O POVO - A senhora está no Fortaleza desde 1967. Já chegou aqui como torcedora do Fortaleza ou passou a gostar do Fortaleza depois que veio para cá?
Antônia Porfírio (Toinha) - Já, sim. Hoje, se me tirarem, eu adoeço. É muito amor. Eu já fiz de tudo aqui. Quando eu cheguei aqui, me botaram pra pegar dinheiro numa urna pra comprar calçados, porque eles treinavam descalços. Depois, fui trabalhar na campanha dos dois mil sócios e o Silvio (Carlos, hoje benemérito do Fortaleza) me convidou pra vir pra cá e, depois, me pôs pra cobrar os conselheiros. Todos os dias vinha aqui, olhava as mesas e, ent?o, fiquei vindo durante a hora do almoço ajudar. Estou aqui até hoje. Já fiz de tudo um pouco. Já fui da cobrança, telefonista, secretária, dos serviços gerais, lavadeira, cozinheira. Até hoje tem gente que me v? na rua e diz: “Olha a cozinheira do Fortaleza!”. E eu respondo: “Com muito orgulho”. Na hora que faltar alguma coisa, eu estou aqui. Se faltar dinheiro, por exemplo, pra pagar a cozinheira, eu vou pra cozinha.

OP - Depois que o time caiu para a Série C, apertou em algum setor em relaç?o a dinheiro?
Toinha - Apertar, apertou, mas para o mantimento n?o apertou. Tem que ter, todos os dias tem que ter o dinheiro para comprar as coisas.

OP - A senhora já tirou dinheiro do seu bolso para comprar algo para o clube?

Toinha - Já, sim. Se na hora faltar, pego o cart?o e vou comprar. Se precisar de dinheiro pra pagar alguma coisa, funcionário ou até mesmo alimentaç?o, e se eu tiver, eu tiro. O que importa é que falte nada pra eles.

No final, nós nos lembraremos do sil?ncio de nossos amigos e n?o das palavras de nossos inimigos. Luther King
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-9-13 em 12:00 PM Responder com Citação

OP - Qual foi o tempo de maior fartura aqui?
Toinha - Olha, vários. Mas, quando a gente estava na Série A, a gente comprava fiado. ?s vezes acontece, mas depois pagamos. Todas as firmas passam um m?s ou dois pra pagar seus funcionários.

OP - Seu salário já atrasou?
Toinha - Já, já. Mas hoje está em dia. Na gest?o do Baquit (Osmar Baquit, atual presidente do clube), pra nós, funcionários, atrasou, mas foi quest?o de dias. O Baquit é muito transparente.

OP - Qual é a diferença entre o Baquit e o Renan, por exemplo (Renan Vieira, ex-presidente do Fortaleza)?
Toinha - Pra mim, presidente é uma coisa só. Cada um com seus aperreios, mas o Renan tinha mais sorte, mais jogo de cintura, era atleta de sal?o, acho ele mais entrosado com o povo. Hoje, nosso presidente é mais político. O doutor Jorge (Jorge Mota, ex-presidente do clube) era mais sério. Sinto falta dele, nunca mais veio aqui depois que se operou (ele passou recentemente por uma cirurgia nos olhos).

OP - Como é o ritual que a senhora faz antes de cada jogo?
Toinha - Quando eles chegam no estádio, eu já estou lá, esperando. Pego na m?o de cada um e desejo felicidades. Assim que eles começam a trocar de roupa, eu saio com os crachás para entregar aos mascotinhos, aquelas crianças que entram com os jogadores no campo.

OP - A senhora faz algum tipo de oraç?o antes do jogo?
Toinha - Sim. Nós temos um santuário. Sou devota de Nossa Senhora de Fátima e todo dia 13 vou ? missa agradecer. Agradeço muito, pois n?o tenho nada a pedir. Agradeço pela minha família. Voc? conhece meu filho? Ele é treinador do Horizonte, bicampe?o cearense de futsal e agora está na Caixa Econômica.

guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-9-13 em 12:01 PM Responder com Citação

OP - Como tem sido o clima no clube durante a Série C? (o Fortaleza está desde 2009 na Série C do Campeonato Brasileiro)
Toinha - A maneira como a gente vive e como a gente está é muito sofrida. Várias vezes já corremos o risco de subir e, na última hora, eles “pipocam” e a gente chama de pipoqueiros mesmo. Eu digo que eles me traíram.

OP - A senhora dá bronca neles? Chega a falar algo sobre o jogo?
Toinha - Eu? Eu sou a pior que tem aqui. N?o aguento ninguém no Departamento Médico. N?o vou trabalhar pra eles. “Eu chego aqui pra trabalhar pra todos e n?o pra voc?s”, eu digo isso para os jogadores. Eu sinto quando alguém n?o quer nada, quando alguém está com voc? e n?o quer lhe ajudar. É melhor estar sozinha.

OP - Qual foi o jogo que mais revoltou a senhora?
Toinha - Aquele ano passado, contra o Oeste, foi a maior decepç?o da minha vida. Eu disse a eles depois: “Olha, eu nunca esperei isso de voc?s”. Pois eu tinha a certeza da subida, já que convivo com eles todos os dias. Eu tinha a certeza de ganharmos aquele jogo. Na semana antes, entrei na sala do Jurandir (Júnior, ex-gerente geral do clube) e ele me perguntou: “E aí, Toinha, nós vamos subir?”. E eu respondi pra ele: “Jurandir, disso eu n?o tenho dúvida”. Depois do jogo, eu disse aos jogadores: “Voc?s me enganaram, voc?s foram traíras. Deveriam ter pena da gente, pois voc?s v?o embora, mas quem sofre depois somos nós, que continuamos aqui”. Eu estava no PV. Antes da partida, eu falei que gostaria que eles colocassem o coraç?o na chuteira e se lembrassem da gente. (ela se refere ao jogo em que o Fortaleza perdeu para o Oeste, por 3 a 1, em novembro de 2012, no estádio Presidente Vargas, quando precisava apenas de um empate para garantir a classificaç?o)

OP - A senhora acreditava na subida no ano passado?
Toinha - Aqui, todos os funcionários tinham a certeza da vitória, porque a gente via tudo na m?o deles. Nós dependemos deles.

guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-9-13 em 12:02 PM Responder com Citação

OP - Com o time de hoje, dá para subir neste ano?
Toinha - Olha, a cada decis?o e cada ano que o Fortaleza passa na Série C s?o diferentes e nenhum se compara ? situaç?o do ano passado. Ali eu tinha certeza. Minha confiança no ano passado era maior. Mas hoje, o professor vem modificando esses meninos. Vamos ver.

OP - O que n?o tem dado certo, já que o treinador está mudando, a diretoria está mudando?
Toinha - Aí eu já n?o sei. Voc? me fez uma pergunta que eu n?o sei responder. Nós fazemos tudo por eles.

OP - Este jogo do Fortaleza contra o Oeste foi o momento mais triste nesses mais de 40 anos no Fortaleza?
Toinha - A morte do finado Luizinho das Arábias foi uma tristeza muito grande. Ele n?o deveria ter morrido. (o atacante morreu aos 32 anos, em 1989, no apartamento em que morava em Belém; depois de passar dois dias sem aparecer no clube, a porta do apartamento foi arrombada e a morte do jogador foi constatada)

guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-9-13 em 12:02 PM Responder com Citação

OP - E de maior felicidade?
Toinha - Quando a gente dá no kanal, principalmente várias vezes seguidas. (risos) A gente até vinha dando mais, mas agora eles quem est?o tendo sorte. Tive bastante felicidade quando a gente subiu pra Primeira Divis?o, em 1993. Tivemos tantas felicidades aqui que hoje nada mais me abate. Quando vou pro Clássico, pro kanal e Fortaleza, minhas m?os n?o tremem, pois convivo com eles. N?o dá frio na barriga, é um jogo normal. Vejo que todos fazem seus trabalhos e n?o t?m medo de errar. Quando tínhamos a certeza de que íamos ganhar, tinha a força de todos eles, a coragem, tinha tudo de todos, todo apoio, n?o deu. Aqui fazemos tudo por eles. Ent?o, acho que eles t?m que fazer a parte deles. Naquele dia, senti muito, disse que eles tinham amarelado, que foram uns covardes.

OP - A senhora fala deles como se fossem filhos. Tem algum deles com quem a senhora mais se apegou?
Toinha - Tem o Assisinho, o Esley. O Esley já veio outras vezes pra cá. Uma vez o time perdeu e ele foi expulso, foi horrível. Ele chorando e eu chorando também, porque queria que ele ficasse, mas o presidente n?o queria. Me apego muito com eles e cuido. No port?o só entram as mulheres deles, gosto das coisas bem direitinho. Mulher nenhuma entra aqui, a n?o ser as esposas. Elas gostam muito de mim porque digo “olha, do port?o pra lá cuide deles; pra cá, cuido eu”.

guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-9-13 em 12:03 PM Responder com Citação

OP - A senhora mantém algum contato com os jogadores que saem do clube?
Toinha - Eles sempre me ligam. O Ciro Sena, por exemplo, sempre me carregava nos braços, brincava, colocava gelo na minha roupa. Ele era um menin?o. Sempre dizia a ele que isso era porque ele sentia falta da família e, por isso, era menin?o. Ele é t?o menin?o que acaba caindo em certas fraquezas. ?s vezes relaxam no clube e, no nosso trabalho, n?o pode relaxar, porque sempre tem outro que trabalha mais que a gente. Ele me liga pra dizer que está com saudades de mim. Quando eles v?o embora, eu n?o falo. Me escondo. Com alguns, a gente se apega demais.

OP - E o Geraldo, que agora fechou contrato com o Icasa?
Toinha - Ele me ligou ontem e eu perguntei: “Voc? passou de G38 para G50? Como foi isso?” E ele: “Pois n?o é... é tudo pelo padre Cícero”. (risos) Ali é um que n?o come nada, nem arroz nem feij?o nem carne. É só saladinha com frango.

OP - Mas n?o lhe incomoda o fato de ele ser ídolo no kanal?
Toinha - Ele é ídolo lá assim como é ídolo no Fortaleza.

OP - O seu relacionamento é diferente com os técnicos?
Toinha - Nunca tive problema. O Luís Carlos (Martins) é muito tranquilo, ele brinca muito com a gente, ele nos diverte, faz poesia.

OP - E quando ocorre discuss?o sua com algum dos jogadores?
Toinha - Já aconteceu, sim, mas eles me respeitam. Algumas vezes, eles n?o aceitam que devem comer isso ou aquilo e digo: “Voc? tem que ouvir o que estou dizendo, porque, sen?o, voc? n?o está no meio do grupo, n?o está querendo ajudar. Se voc? n?o está querendo isso aqui, n?o está querendo se alimentar. Ent?o, saia”. E outra coisa: o presidente sempre me pergunta como eles est?o.

guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-9-13 em 12:03 PM Responder com Citação

OP - A sua relaç?o é com o Fortaleza ou com o futebol? A senhora entende de futebol?
Toinha - Eu entendo de futebol. Se me pedirem pra escalar, eu escalo. Eu sei quem está bem e quem n?o está, quem treina e quem n?o treina. Eu vivo o dia a dia com eles. Eu confio muitos neles só em pegar na m?o. Eles confiam em mim. Sou pura. Sou muito danada, mas sou direita. N?o é ? toa que estou aqui há 40 e poucos anos, fazendo de tudo um pouco.

OP - O que é o Fortaleza hoje?
Toinha - O Fortaleza hoje é uma vida. Eu n?o tenho nem pai nem m?e. O Fortaleza é meu pai e minha m?e. Eu tenho minha família, claro. Meu filho, se pudesse, n?o deixava mais eu trabalhar aqui. Mas, se me tirarem daqui, eu adoeço.

OP - Mas a sua casa é na Barra do kanal...
Toinha - Eu só durmo na Barra do kanal. Minha casa é aqui.

OP - O seu filho trabalha com futebol. Foi influ?ncia sua?
Toinha - Eu disse ao meu filho que eu n?o queria que ele entrasse no futebol, mas ele jogou sal?o, campo... Meu filho é igual a mim, n?o trabalha pra perder. Meu filho e o time dele participaram de um campeonato agora no Piauí e ficaram em terceiro. Pra ele, ele n?o fez nada, já que os jogadores n?o fizeram nada. Ele só vai pra ganhar, eu ensinei isso a ele.

OP - Mas por que a senhora n?o queria que ele lidasse com futebol?
Toinha - N?o quero ele por aqui. Porque eu vejo que o futebol tem muita injustiça. Sou muito descrente dessas coisas e n?o queria que isso acontecesse com um meu, porque é sangue.

OP - Mas já fizeram algum tipo de injustiça com ele?
Toinha - Já. Ele foi campe?o tr?s vezes num ano só, e botaram pra fora daqui. Ele foi embora chorando, porque o doutor Mário Henrique tinha botado ele pra fora (Mário Henrique é ex-presidente do Conselho Deliberativo do Fortaleza e morreu em 2010). Meu filho era muito certo. Foi uma injustiça o que fizeram com ele. Ele chorava como criança. Meu filho foi criado aqui, dormindo, ?s vezes, debaixo daquelas mesas lá na cozinha.

OP - E a senhora n?o se chateou com o clube?

Toinha - N?o, com o clube n?o. Sofri muito com meu filho, porque n?o queriam pagar a ele, mas agradeço muito ao seu André Figueiredo que foi atrás do meu filho e botou o dobro pra ele ir pra lá.

OP - Pro kanal. E ele foi?

Toinha - Ele ia, porque estava com raiva daqui. Mas eu disse: “Se voc? for, voc? fica sem m?e”. Sério. Meu filho foi criado aqui dentro, tudo o quanto tenho foi gerado aqui dentro, tudo foi pra ele. Aí, ele vai vestir a camisa do kanal? N?o, vai n?o. Só se eu morrer.

Julio
Super Craque

Cadastrado: 20-6-04

Naturalidade: Fortaleza-Ce

Humor: Sendo otimista...mas...

enviada em 2-9-13 em 09:52 PM Responder com Citação

TOCANTE...
webmaster
Super Administrator

Naturalidade: Fortaleza-Ce-Bra

Humor: VAMOS SUBIR LE?O!

enviada em 2-9-13 em 11:44 PM Responder com Citação

A mulher mais apaixonada pelo FEC que já conheci... essa merece uma estátua no PICI! Conheci quando era menino e entrava em campo com o time. O trabalho que ela faz pelo clube é digno de muita admiraç?o!

Emanuel Costa
webmaster Fortaleza.NET
A comunidade da Torcida do Fortaleza Esporte Clube desde 1996
N?o basta torcer tem que participar! Seja sócio e divulgue essa idéia
"Every person takes the limits of their own field of vision for the limits of the world."
- Arthur Schopenhauer
Visualizar o Perfil do Usuário Visitar a Homepage do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-10-13 em 11:08 AM Responder com Citação
Feliz Aniversário, Toinha

Enquanto organizava as coisas para comemorar seu aniversário, Toinha foi surpreendida com o tradicional banho de ovos. Elenco do Le?o todo parabenizou a aniversariante pela passagem da data festiva.

O dia 1? de outubro marca a passagem do aniversário de uma das pessoas mais identificadas com o Fortaleza, a senhora Antonia Porfírio, chamada carinhosamente por todos de Toinha, que tem uma vida inteira dedicada ao Fortaleza. Funcionária do clube há várias décadas, Toinha é auxiliar de nutriç?o do elenco profissional, mas atua praticamente todas as áreas do departamento de futebol.

Por ocasi?o do seu aniversário nessa segunda feira, atletas do Le?o fizeram uma brincadeira com Toinha, quebrando ovos em sua cabeça em homenagem ? passagem do seu aniversário. Ficam os nossos parabéns a essa pessoa que sempre viveu para o Fortaleza, desejando-lhe muita saúde, paz e conquistas. Feliz Aniversário Toinha!

http://fortalezaec.net/Arquivos/Fotos/514x386/201310020711-Toinha.jpg
(Foto: Waldison Rodrigues)

guaramiranga
Super Craque

enviada em 1-12-13 em 11:57 AM Responder com Citação
Confraternizaç?o

http://fortalezaec.net/Arquivos/Fotos/514x386/201311301435-Convite-festa.jpg

A festa de confraternizaç?o dos funcionários do Fortaleza Esporte Clube acontece nesse domingo (01), no Parque dos Campeonatos. O evento acontece anualmente e é promovido pelo radialista PH Nunes.

Será mais uma oportunidade de congraçamento entre aqueles que se dedicam o ano inteiro em prol do engrandecimento do Le?o do Pici, ocasi?o em que haverá sorteios de um grande número de presentes, para que cada servidor saia com pelo menos um brinde.

A festa dos funcionários do Le?o começa a partir do meio dia, na sede do clube, no Pici.

guaramiranga
Super Craque

enviada em 23-10-14 em 12:35 AM Responder com Citação
"M?e" dos jogadores

O Clube da Garotada tem uma m?e incansável que olha por todos. É Antônia Porfírio de Lima, 71, a Toinha. Atualmente auxiliar de nutriç?o do clube, ela percorre diariamente os corredores do Alcides Santos com a autoridade de quem já transitou por vários setores em 44 anos de serviços prestados ao Tricolor. Ajuda a cuidar da alimentaç?o dos atletas com o carinho de quem os considera filhos. E pelos jogadores é tratada como m?e. Por isso, quer ver seus "meninos" em momento de glória, sábado, contra o Macaé, em jogo que vale o acesso ? Série B.

"O torcedor já está t?o cansado dos cinco anos na Série C que n?o quer acreditar (no acesso). Aí eu digo: 'Sei o dia a dia deles. Sei como est?o trabalhando. Quando Deus quiser, a gente ganha'", consola.

Toinha é grata por todos os desafios vencidos pelo clube. E pela história que construiu no Pici. "Todo dia 13 de maio eu choro muito só agradecendo, n?o posso pedir nada nesse dia para Nossa Senhora (de Fátima)", revela. A fé se materializa em dezenas de imagens de santos na janela de sua sala, onde prepara a alimentaç?o do elenco.

A maior alegria veio no bicampeonato de 1982/1983. “O presidente Ney Rebouças fez um time vencedor que tinha o Luizinho das Arábias (lendário atacante que foi ídolo tricolor nos anos 1980). Era um goleador e fez 33 gols. Isso me marcou e até hoje lembro disso”, conta. Prefere n?o falar de tristeza ou frustraç?es. "N?o tem nada ruim para mim aqui. E mesmo se tivesse eu n?o ia lhe dizer", brinca.

Toinha tem um caso de amor materno com o Fortaleza, mesmo sendo 25 anos mais nova que o clube. Já trabalhou fazendo cobranças de mensalidades dos conselheiros do clube, foi telefonista, cozinheira. "Só nunca lavei roupa, mas já botei no sol para enxugar e já engomei", diz, com o ímpeto de quem deseja trabalhar por pelo menos mais 10 anos no Le?o.

Como toda m?e, Toinha tem alguns filhos na sua prole sentimental que vez em quando s?o travessos. "O Guto e o Waldison d?o trabalho para comer. ?s vezes enganam a gente para n?o tomar a suplementaç?o. Mas vou atrás, n?o escapam, n?o."

RECADO DE M?E

O coraç?o n?o esconde a ansiedade pela decis?o de sábado, no Castel?o. Para Toinha, o tempo da espera na Série C está acabando. "Peço todo dia para ganhar esse título (acesso ? Série B)", diz, olhando para uma imagem de Frei Dami?o.

Enviar nova mensagem

Subir para o início da página