Fortaleza Esporte Clube. FEC. Ativo pela última vez: Nunca
Não fez Login [Login - Cadastro]
Descer para o final da página

Versão para impressão | Assinar | Adicionado aos Favoritos   Enviar nova mensagem
 Páginas:  1  2  3  4  5
Autor: Assunto: Marcelo Chamusca, técnico do Fortaleza a partir de 25/11/2013 até 20/10/2015
REDENCIONISTA
Mirim
**

Cadastrado: 2-12-14

Naturalidade: REDENÇ?O

O usuário não está online

Humor: Nenhum

enviada em 1-1-15 em 02:29 PM Responder com Citação

APENAS UM M?S INCOMPLETO DE SALÁRIO(OUTUBRO) TIRARIA MARCELO CHAMUSCA DO FORTALEZA? COM CERTEZA O GRANDE MOTIVO DE SUA SAÍDA FOI O CONVITE DO ATLÉTICO GOIANIENSE(OU MESMO UMA PROPOSTA MELHOR DE OUTRO CLUBE). N?O ME ENTRISTECI COM A SAÍDA DELE. PIOR SERIA ELE N?O SAIR, N?O MANTER O FOCO NO TRICOLOR DE AÇO PENSANDO NA POSSIBILIDADE DE TER ASSUMIDO OUTRO CLUBE, E ACABAR PREJUDICANDO O LE?O.
Visualizar o Perfil do Usuário Enviar e-mail para o usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
lopez03
Super Craque

Cadastrado: 3-8-03

Naturalidade: quixadá-ce

Humor: Esperançoso pra voltar ? Segundona

enviada em 1-1-15 em 05:12 PM Responder com Citação

Citação:
Mensagem original enviada por lopez03
Salários atrasados e proposta do Atlético(GO).

Gostava porque dá valor ao pessoal da base, mas n?o ganhar uma dos cearágay... Nem subir...

Outro motivo que gostaria que tivesse continuado é que seria, depois de muito tempo, um treinador com mais de 1 ano no FEC.

Pra variar, MOTIVADO de novo, como deve ser um eterno APAIXONADO pelo FEC, dando um voto de confiança ? nova Direç?o

Jo?o Paulo de Oliveira - jpo.03
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
Madeira
Craque

Cadastrado: 4-8-03

Naturalidade: Caratinga-MG

Humor: Cauteloso

enviada em 1-1-15 em 10:52 PM Responder com Citação

Pelo que realizou durante o ano, lamento, mas pelas ultimas atitudes, na perda da serie C, o excesso de vedetismo, acho que uma mudança pode ser interessante.Seu comportamento nos jogos finais deixou a desejar. A n?o escalaç?o do Guto, a manutenç?o do Paraiba quebrando a bola, a invenç?o dos 3 atacantes na final, enfim, o nosso time é maior que ele

[Editado em 1-1-2015 por Madeira]

Pra cima deles Le?o.
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger
NonatodeManaus
Craque

Cadastrado: 2-10-03

Naturalidade: Pentecoste-CE.

Humor: Sempre confiante

enviada em 2-1-15 em 01:42 PM Responder com Citação

Citação:
Mensagem original enviada por Madeira
Pelo que realizou durante o ano, lamento, mas pelas ultimas atitudes, na perda da serie C, o excesso de vedetismo, acho que uma mudança pode ser interessante.Seu comportamento nos jogos finais deixou a desejar. A n?o escalaç?o do Guto, a manutenç?o do Paraiba quebrando a bola, a invenç?o dos 3 atacantes na final, enfim, o nosso time é maior que ele

[Editado em 1-1-2015 por Madeira]

Parabéns Madeira, penso exatamente igual a voc?.

Visualizar o Perfil do Usuário Enviar e-mail para o usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger
guaramiranga
Super Craque

Cadastrado: 1-8-03

Naturalidade: Botija - Guarami

Humor: Esses DIRETORES s?o de PRIMEIRA!

enviada em 2-1-15 em 02:42 PM Responder com Citação
Diverg?ncias

Horas após a diretoria do Fortaleza oficializar a saída do técnico Marcelo Chamusca, o treinador veio a público explicar os motivos que o fizeram tomar a decis?o de entregar o cargo, comunicada pelo clube no início da tarde desta quarta-feira (31)

De acordo com Chamusca, o pedido de desligamento já teria sido solicitado na noite da terça-feira, após um desentendimento (n?o revelado) com membros da diretoria.

"Comuniquei o desligamento ? diretoria na noite desta terça-feira. Infelizmente, aconteceram algumas diverg?ncias de opini?o entre mim e o clube, por isso preferi agradecer e seguir meu caminho até para n?o comprometer o planejamento do Fortaleza", declarou o treinador, por meio de nota divulgada em sua página oficial nas redes sociais.

Apesar do problema interno, o treinador reforçou seu sentimento de consideraç?o pelo clube pela torcida e fez um balanço do período de um ano em que passou no Tricolor do Pici. “Devo muitíssimo ao Fortaleza, sua apaixonada torcida e seus diretores. Por um lado, fica a frustraç?o de n?o deixar o clube na Série B, mas por outro fica a sensaç?o de ter exercido um papel importante na reestruturaç?o do planejamento técnico do Fortaleza, principalmente quanto ao calendário, na recolocaç?o do clube na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Hoje, acredito que o caminho está aberto para o time retomar o rumo da primeira divis?o do Brasileiro”

FUTURO ABERTO

Na nota, Chamusca falou ainda sobre o seu futuro, afirmou que ainda n?o tem destino definido. Porém, já estuda propostas e que a decis?o sobre que time treinará só será tomada nos primeiros dias de 2015. "Já estou conversando com outros clubes, mas vou retomar o assunto apenas no dia 3. Hoje é desejar feliz ano novo a todos e curtir a família".

No final, nós nos lembraremos do sil?ncio de nossos amigos e n?o das palavras de nossos inimigos. Luther King
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-3-15 em 11:46 AM Responder com Citação
De volta!

Marcelo Chamusca comandou o Fortaleza durante o ano de 2014 e renovou com o Tricolor para a temporada de 2015, porém, o técnico deixou o comando da equipe no dia 31 de dezembro, quando acertou com o Atlético Goianiense. Agora, Chamusca e seu auxiliar técnico, Caé Cunha est?o de volta ao Pici.

O treinador, que recolocou o Le?o na Copa do Nordeste e Copa do Brasil em 2014, já comanda o time ? beira do gramado no confronto dessa terça-feira, diante do Ríver, pela Copa do Nordeste.

O conhecimento do elenco e do clube foram fatores que pesaram bastante para o retorno de Chamusca, além, claro, do bom trabalho por ele desenvolvido ? frente da equipe na temporada passada, tendo inclusive comandado o grupo na pré-temporada realizada em dezembro, e com importante participaç?o na formaç?o do time para as quatro competiç?es que o Le?o disputa em 2015.

Marcelo Chamusca será apresentado ao grupo de atletas na tarde desta segunda-feira (02), e após o treino concederá entrevista coletiva na Sala de Imprensa Carlos Rolim Filho. A cúpula diretiva do Fortaleza dá boas vindas a Marcelo Chamusca e deseja boa sorte ao grande profissional que retorna ?s hostes tricolores.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA:
Jornalistas: Nodge Nogueira e Raissa Feijó

No final, nós nos lembraremos do sil?ncio de nossos amigos e n?o das palavras de nossos inimigos. Luther King
NonatodeManaus
Craque

enviada em 2-3-15 em 08:50 PM Responder com Citação

Minha opini?o sobre o retorno do Chamusca, ninguém é obrigado a concordar.
Teve uma grande passagem ano passado, mas infelizmente errou nas partidas finais, principalmente na primeira partida quando n?o colocou o time para vencer.
Eu imagino o seguinte:
1)A diretoria n?o tem dinheiro, est?o lisos, e já comprometeram muito a folha de pagamento, com contrataç?es erradas de jogadores caros.
2) Devem dinheiro ao Chamusca, segundo li por aqui mesmo.
3) Trazendo ele, é possível fazerem um acordo e diluirem a dívida nos salários que ele irá receber.
4) Trazendo ele, n?o haverá imposiç?o de junto com o treinador vir também toda uma comiss?o técnica, que foi na minha opini?o o fator que levaram a contratar inicialmente o Medo Xavier.
5) Trazendo ele, devido a situaç?o atual nada favorável, tem uma vantagem de já conhecer a maioria dos jogadores do elenco, o que seria uma dificuldade para outro treinador.
6) Finalizando, acredito que seu salário n?o deve ser nada astronômico, diferente do que devem ter pedido outros profissionais.
Resumindo, só tem tu, vai tú mesmo.
A nós torcedores, resta continuar a apoiar a equipe, pois independente de quem estiver na presid?ncia, diretoria, comando técnico, todos passar?o, mas nosso amor ao FORTALEZA será sempre eterno.

Visualizar o Perfil do Usuário Enviar e-mail para o usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger
SuperTricolor
Craque

Naturalidade: Fortaleza

Humor: Nenhum

enviada em 3-3-15 em 04:10 AM Responder com Citação

Nonato disse tudo. Essa é a realidade do FEC. Só tem tu mesmo!!!

SuperTricolor
guaramiranga
Super Craque

enviada em 3-3-15 em 11:37 AM Responder com Citação
Volta para casa

Na noite desta segunda-feira (02), o técnico Marcelo Chamusca foi "apresentado" oficialmente como treinador do Le?o. O comandante desembarcou na Capital no início da tarde, comandou um trabalho na Arena Castel?o e conversou com a imprensa presente, sobre vários assuntos, inclusive sobre seu retorno ao time leonino.

"A decis?o de retornar ao Fortaleza é porque eu acho que tenho uma miss?o a cumprir e é um desafio muito grande em voltar neste momento, que n?o é fácil. N?o é dos piores momentos, mas n?o é dos mais agradáveis, poderia ter ficado em casa, mas acredito na qualidade do grupo, vejo comprometimento, e já cobrei dos atletas isso. É uma volta pra casa, porque é um clube que eu gosto muito, hoje a recepç?o que tive dos funcionários me deu certeza que fiz a escolha certa", afirmou.

Assim como falou do seu retorno, o treinador também falou sobre a sua saída no final de dezembro.

"Saí com tranquilidade, n?o houve qualquer tipo de confus?o e saí com convicç?o, n?o me arrependo disso. Em 2014 eu tive sete oportunidades oficiais de sair para clubes de série B e n?o fui. Acho que minha saída foi boa pro clube, que mudou depois que o deixei, foram contratados mais de 10 jogadores, atletas de qualidade. Ent?o, hoje volto de coraç?o aberto e motivado a conquistar os objetivos que s?o totalmente paupáveis", destacou.

Quando perguntado o que ele sente em voltar em uma semana decisiva para o time, com uma partida importante pela Copa do Nordeste e um clássico no final de semana, Chamusca afirmou que gosta dessa press?o.

"Eu gosto do desafio, da press?o e da adrenalina. Isso motiva o profissional, é uma semana importante, n?o vai ser uma vara de cond?o que vai resolver, que o treinador n?o é mágico, n?o vou chegar aqui e fazer o time ganhar com um treino, mas vamos fazer o melhor, ganhar jogos e acho que a sequ?ncia do trabalho vai fazer que a agente cresça em busca dos objetivos. Tenho que ganhar amanh?, tenho que trabalhar pra ganhar o clássico no sábado e é assim que vai ser", disse.

Agora falando sobre a partida dessa terça-feira, diante do Ríver, ?s 20h, na Arena Castel?o, Marcelo explicou as mudanças que fez na equipe durante o treino desta tarde.

"Mudei algumas peças do time por conta das informaç?es que peguei com a comiss?o e também pra dar uma sacudida na equipe. A opç?o pela saída do pio é muito mais física, do que técnica e tática, é um jogador que participou de quase todas as partidas e temos preocupaç?o, é importante, mas nesse momento a gente entende que temos que dar uma segurada, pelo menos no início do jogo. E a entrada do Daniel mais perto do ataque com o Lucio, mais centralizado. Mas eu ainda tenho uma dúvida pela participaç?o ou n?o do Éverton no lugar do Daniel, conversei com ele e posso utilizar o atleta, mas a priori é começar o jogo com que eu terminei o treino. Vou estudar um pouco mais o adversário e amanh? defino a equipe", disse.

Para finalizar, o comandante tricolor falou sobre o momento da equipe e o clima dentro do Pici.

"Nós podemos fazer melhor, mas a situaç?o n?o é caótica, dá pra buscar a classificaç?o nas duas competiç?es e vamos trabalhar forte para que isso aconteça. A atmosfera no vestiário é boa, ent?o a gente precisa manter o bom ambiente e trilhar os caminhos das vitórias, que é muito importante pra nós", concluiu.

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO FORTALEZA:
Jornalistas: Nodge Nogueira e Raíssa Feijó

AlessandroFontenele
Craque

Cadastrado: 22-8-03

Humor: De Prima

enviada em 3-3-15 em 01:27 PM Responder com Citação

A saída do Chamusca foi uma perda de tempo pros dois: pra ele e para o Fortaleza.
Num acho o Nedo um mau treinador, muito pelo contrário, mas num era o perfil dele ser pr?mio de consolaç?o.
A partir de agora, voltamos a ser candidatos muito fortes para subir ainda esse ano.
Cearense e Nordest?o, eu n?o acredito.
Abs, Alex

Bora, Le?o!
NonatodeManaus
Craque

enviada em 4-3-15 em 01:22 PM Responder com Citação

Citação:
Mensagem original enviada por AlessandroFontenele
A saída do Chamusca foi uma perda de tempo pros dois: pra ele e para o Fortaleza.
Num acho o Nedo um mau treinador, muito pelo contrário, mas num era o perfil dele ser pr?mio de consolaç?o.
A partir de agora, voltamos a ser candidatos muito fortes para subir ainda esse ano.
Cearense e Nordest?o, eu n?o acredito.
Abs, Alex

Tirando o comentário sobre o Medo Xavier, a quem considero treinador de time pequeno, é só ver currículo e histórico, o resto eu concordo com tudo.

guaramiranga
Super Craque

enviada em 5-3-15 em 11:28 AM Responder com Citação
Depoimento de Daniel Sobralense

O técnico Marcelo Chamusca conseguiu injetar novo ânimo no jogador e fazer seu futebol dar frutos em campo.
“Foi um brilho diferente quando o Chamusca chegou. Deu para ver a felicidade no olhar de cada um. Eu sabia que ele era querido aqui, mas n?o sabia que era tanto”, revela.

O meia diz ainda que o modo como o treinador conduziu os preparativos para o jogo contra o River e como se portou nos vestiários e ? beira do gramado foram determinantes para a melhora do time. Daí sua confiança que assim, como na canç?o de Roberto Carlos, a partir de agora tudo será diferente.

“O Chamusca chegou pra gente e falou o que queria: ‘N?o quero levar gol’. E o esquema dele é muito bom. Se n?o fizermos gol, também n?o vamos perder a partida”.

lopez03
Super Craque

enviada em 5-3-15 em 07:17 PM Responder com Citação

Se n?o ganhar uma dos gambás (pode ser a próxima), n?o vale porranenhuma.

Pra variar, MOTIVADO de novo, como deve ser um eterno APAIXONADO pelo FEC, dando um voto de confiança ? nova Direç?o

Anaximandro
Craque

Cadastrado: 9-8-03

Humor: Campe?o Cearense de 2015

enviada em 8-3-15 em 12:19 AM Responder com Citação

Já ganhou, cara.lho.
Eh Chamusca, por.ra.

Anaximandro
lopez03
Super Craque

enviada em 8-3-15 em 07:14 PM Responder com Citação

Se colocar o FEC na B, podem mandar fazer uma estátua.

Se ficar até o próximo ano, é porque conseguiu esse intento. Aí o céu seria o limite.

Ele precisava muito dessa vitória. É só olhar a express?o dele, após o gol da vitória. Quase tem um treco.

E merece sucesso, por apostar na base (sai mais barato pra todo mundo).

AlessandroFontenele
Craque

Cadastrado: 22-8-03

Humor: De Prima

enviada em 10-3-15 em 11:05 AM Responder com Citação

Tivemos bons treinadores nos últimos anos, mesmo permanecendo na C. Nedo Xavier, LC Martins e Vica fizeram ótimos trabalhos, com elencos bem limitados. Com o Vica pegando o elenco do Nedo fomos líderes e quase subimos
Mas o Chamusca foi o melhor de todos eles. E olha que ele pegou o último ano do Trov?o (uma pausa para agradecimentos aos ceus), sem recurso algum e com muita gente torcendo pelo insucesso, pra ter alguma perspectiva eleitoral. Mesmo assim, a campanha do time foi ótima e n?o nos classificamos por muito, num fou pouco n?o, azar.
Mas num vamos lembrar dessas coisas. Vamos olhar o que o Chamusca fez e reniovar nossas esperanças pra esse ano. Se tudo der certo, teremos algum dinheiro entrando com a Copa do Brasil, NEt?o e com as finais do cearense.
Depois é tapar o nariz e começar tudo de novo contra o Águia da Marambaia, CSE de Palmeira dos Índios, IV de julho de Piripiri e quetais.
Abs, Alex

Bora, Le?o!
guaramiranga
Super Craque

enviada em 3-5-15 em 01:05 AM Responder com Citação
DN, A vida pelo título

Diferentemente da programaç?o do rival, apenas uma entrevista aconteceu no Fortaleza, na tarde de ontem, em preparativos para a decis?o do Campeonato Cearense de 2015, amanh? ?s 16h, no Castel?o.

Com voz rouca, o técnico Marcelo Chamusca pediu um copo de água mineral natural para poder falar e, quando começou, com voz emocionada, explicou como tem sido a preparaç?o do Fortaleza para o jogo mais importante do clube, até o momento, em 2015.
"O Foco é lá em cima, com humildade. É coraç?o quente, mas com cabeça fria. Vamos fazer tudo pelo campeonato. Eu sou capaz de dar a minha vida para ser campe?o pelo Fortaleza", disparou o treinador.

Na véspera do jogo final do Campeonato Cearense de 2015 contra o kanal, o técnico Marcelo Chamusca completa dois meses na sua segunda vinda para o clube e espera sair do status de apenas "promessa" para se tornar realmente um técnico vencedor ? frente do Le?o.

Anaximandro
Craque

enviada em 3-5-15 em 09:39 PM Responder com Citação

Valeu, Chamusca. Parabéns pelo título!

Anaximandro
guaramiranga
Super Craque

enviada em 4-5-15 em 01:25 AM Responder com Citação
Quase entregaram

Mais uma vez quase estragaram a festa.
A falha do Deola, empataram.
A falha da defesa, viraram.

Obrigado Chamusca!

SérgioMaia
Sub-21

Naturalidade: Fortaleza/CE

Humor: desconfiado

enviada em 4-5-15 em 11:33 AM Responder com Citação

Temos que dedicar o título ao Chamusca, que desde que chegou aqui, deu uma outra cara ao time.

Lembremos que temos sérias limitaç?es financeiras e, portanto, conseguir o aproveitamento que ele conseguiu e, principalmente, ganhar um título em cima do rival no momento em que eles se encontram atualmente - espero que voltem ao normal - n?o é pouca coisa n?o.
Anaximandro
Craque

enviada em 4-5-15 em 12:23 PM Responder com Citação

Citação:
Mensagem original enviada por SérgioMaia
Temos que dedicar o título ao Chamusca, que desde que chegou aqui, deu uma outra cara ao time.

Lembremos que temos sérias limitaç?es financeiras e, portanto, conseguir o aproveitamento que ele conseguiu e, principalmente, ganhar um título em cima do rival no momento em que eles se encontram atualmente - espero que voltem ao normal - n?o é pouca coisa n?o.

Pra variar, o título foi "com emoç?o".
N?o existe nada fácil pro Fortaleza, isso parece uma sina.
Eu estava acompanhando o jogo e o jogo estava fácil, mesmo quando estava 11 contra 11. As maiores chances de gols do segundo tempo foram nossa: uma com o Daniel Sobralense, que quase fez outro gol laço e um chute do Pio em que o goleiro deles fez uma linda defesa. Eles tiveram uma chance com o Marinho, que errou o chute na entrada da área.
Aí perdemos o Éverton por contus?o, o Chamusca fez outras alteraç?es que n?o surtiram o efeito desejado, inclusive o Maranh?o, que ontem melou a vara.
Saída errada de bola, chute de longa distância e frango do Deola.
Tinha tudo pra dar errado! Desliguei na hora o computador e n?o quis mais ver. Ainda estou puto com esse time por ter deixado virar uma partida ganha até os 37 minutos do segundo tempo e com um jogador a mais.
Mais o importante é que desbancamos esses mer.das, que estavam se achando o Barcelona do NE. A raiva do Evandro Porc?o, covard?o que se escondeu atrás de uma laje pra agredir o árbitro na covardia, como se o árbitro tivesse sido o responsável pela perda do título.
Ganhar todo mundo sabe, mas perder é que é complicado.

Anaximandro
lopez03
Super Craque

enviada em 5-5-15 em 01:08 PM Responder com Citação

Da mesma forma que critico, reconheço. Critico pelo jogo do Sport, lá.

Por colocar o maranh?o. Qualquer um seria corajoso, o time precisando segurar o empate, mas isto, se fosse um jogador de qualidade.

Acho que ganhamos por causa do Chamusca, que deu um nó nos gambás.

Nossos gols foram em jogadas trabalhadas. Os dos kanalhenses, em falhas individuais bobas.

guaramiranga
Super Craque

enviada em 27-5-15 em 01:51 PM Responder com Citação
Finalizaç?es

O elenco tricolor voltou a treinar nesta terça-feira ? tarde, no Parque dos Campeonatos. Na ocasi?o, a comiss?o técnica dividiu o grupo em dois, o auxiliar Caé Cunha comandou um trabalho técnico específico com a defesa leonina.

Já o comandante Marcelo Chamusca orientou um treino de finalizaç?es com o restante dos jogadores. A novidade da tarde foi o novo reforço do tricolor, Tiago Azul?o, o meia chegou hoje e fez testes com o fisiologista, Rodolfo Rodrigues.

O atacante Cassiano passou por exame de imagem nesta manh? e ficou constatado que o atleta tem um estiramento grau 1 para 2 na parte posterior da coxa direita. A previs?o é de que Cassiano volte aos gramados no período de 20 a 25 dias, desta forma, o jogador só deve retornar após a Copa América. O capit?o Correa fará novo exame na manh? desta quarta-feira, para ser reavaliado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇ?O DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE
Afonso Ribeiro e Raíssa Feijó
E-mail: assessoria@fortalezaec.net

guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-7-15 em 11:51 AM Responder com Citação
DN, 02/07/15

Quais s?o suas influ?ncias no futebol?
Tive uma influ?ncia muito grande dentro de casa. Meu pai sempre foi muito apaixonado por futebol. Ele sempre levava eu e o Péricles (irm?o, que também é treinador) para assistir a jogos de amadorismo nos finais de semana. Com 13 anos já comecei nas categorias de base do Bahia. E tive uma influ?ncia grande dos meus avós. Eram torcedores sadios do Bahia. Minha avó, inclusive, quando mais nova, ia aos jogos, mas quando n?o pôde mais, sempre ouvia pelo radinho. E do lado do rádio, havia uma santa e uma vela.

E quando voc? viu que seria técnico?
Na verdade, quem me influenciou para ser treinador foi meu irm?o (Péricles). Ele encerrou a carreira muito cedo como atleta. Aí, começou a estudar, fez faculdade de Educaç?o Física e se inseriu no meio. Foi ser treinador das divis?es de base do Bahia, depois foi para o Vitória. Ent?o, quando eu estava desempregado, ia ajudá-lo dando aula nas escolinhas. Em 1994, o Péricles já estava na base do Vitória, e eu já tinha rodado por muito clube pequeno, com aquela dificuldade de receber, longe da família, sem condiç?es de trabalho, e comecei a me frustrar um pouquinho. Aí, surgiu uma oportunidade para treinar o Sub-17 do Vitória, que estava sem técnico. Naquele momento, o diretor do clube, Newton Mota, viu em mim características importantes para um treinador. Isso fez com que o Vitória abrisse as portas para um período de estágio, por coincid?ncia, com o Luciano Reis, que hoje está aqui conosco no Fortaleza. E ali tomei gosto pela carreira e fiquei oito anos na base. Depois fiz a transiç?o para o profissional, mas aí comecei a trabalhar como auxiliar do Péricles, em 2004, quando fiquei por oito anos, e em 2012 retomei a carreira de treinador.

guaramiranga
Super Craque

enviada em 2-7-15 em 11:54 AM Responder com Citação
DN, 02/07/15

Esse começo na base deve ter lhe ajudado muito para o seu conhecimento.
Perfeito. Tive a grande oportunidade de iniciar na base de um clube com muita estrutura, que é o Vitória. Quando comecei lá, o time estava começando a implementar esse trabalho de base na década de 90, que teve a primeira safra com Dida, Alex Alves, Vampeta, Paulo Isidoro...
E tive um privilégio muito grande, que foi a oportunidade de intercâmbio. A gente ia pelo menos duas ou tr?s vezes por ano jogar uma competiç?o na Europa ou nos Estados Unidos, onde a gente tinha uma troca de informaç?o muito boa. Fui para a Holanda, onde fiquei tr?s meses estudando, vendo treinos, fazendo relatórios. Ia de manh? para o CT do PSV e só saia ? noite. E via tudo, da categoria mais nova ao profissional. Assistia aos jogos, trocava informaç?es com os jogadores, conversava sobre esquema tático com o treinador. Foi uma oportunidade muito grande que tive de adquirir conhecimento. Voltei para o Brasil com uma vis?o diferente e foi a partir dali que implantei minha metodologia de treino. Na verdade, tudo que acontece no jogo de futebol s?o aç?es repetitivas, n?o é coincid?ncia o que voc? faz dentro de campo, tem muita coisa que é estudada, treinada, que é feita uma estratégia, e também tem o improvável, que a gente acaba n?o tendo controle. Foi esse acúmulo de trabalho, de oito anos na base, sendo seis fora do Brasil, que me deu um embasamento muito bom. E acho que fui um privilegiado.

E quais resultados voc? conquistou nas divis?es de base?
Conquistei muitos títulos. Nos primeiros cinco anos no Vitória, fomos pentacampe?es estaduais. Conquistamos torneios fora do País; no Chile, na Alemanha. Depois, fui para o Sport. Se n?o me engano, foram seis conquistas em dois anos por lá. Dali, fui para o Bahia. E lá, foram dois anos na base, quando ganhei duas copas Estado da Bahia, já com equipes profissionais, foi desse trabalho que saiu o Daniel Alves, que tinha sido emprestado pelo Juazeiro.
Também levamos um torneio na França, em Marselha, um dos mais importantes do mundo. Acho que as divis?es de base e essas conquistas foram muito importantes para me dar confiança e embasamento na carreira.

Páginas:  1  2  3  4  5
Enviar nova mensagem

Subir para o início da página