Fortaleza Esporte Clube. FEC. Ativo pela última vez: Nunca
Não fez Login [Login - Cadastro]
Descer para o final da página

Versão para impressão | Assinar | Adicionado aos Favoritos   Enviar nova mensagem
Autor: Assunto: SOBRE CRITÉRIOS E CUIDADOS AO CONTRATAR
Ben?Lima
Profissional

Cadastrado: 3-8-03

Naturalidade: Fortaleza-CE-Bra

O usuário não está online

Humor: Em regra, Zen

enviada em 28-9-03 em 11:56 AM Responder com Citação
SOBRE CRIT?RIOS E CUIDADOS AO CONTRATAR

Seria aconselhável que, daqui por diante, fizéssemos bom uso do aprendizado que certas contrataç?es nos deixaram.

Sobre treinadores e suas comiss?es técnicas
Doravante, será muito difícil aceitarmos uma comis?o técnica que esteja em nível inferior a que ora temos. Tendo como parâmetro o trabalho desenvolvido pela atual - indepentemente de que resultados venhamos a alcançar - haveremos de ser extremamente criteriosos, pois, quem n?o conhecia, passou a conhecer um estágio um pouco mais evoluido do trabalho profissional com atletas. Logo, em s? consci?ncia, n?o quererá retrogradar.

Sobre a contrataç?o de novos atletas
Que busquemos, tanto quanto possível legalmente, e no limite extremo do saber jurídico, resguardar n?o só os direitos do nosso Clube bem como dotá-lo de instrumentos - pela feitura de bons contratos - que o possibilitem obter ganhos sobre algumas transaç?es. Nos incomoda sobremaneira, nessas idas e vindas de alguns jogadores, vermos o quanto nosso Clube fica desprotegido e ? merc? da sanha "mercenarista" de alguns atletas e de seus empresários e/ou procuradores.

Dois tipos de liç?es: um, presencial; outro, ? distância
Na verdade, o que inspirou este meu comentário, foram situaç?es as mais diversas, desde problemas de indisciplina de atletas, casos específicos de Clodoaldo, Wendell e Finazzi, passando por caso de complexo entendimento, como o de Bechara, indo até a casos como o de Escudeiro e Kel, para ficarmos apenas nestes exemplos. N?o se tem notícia de que os indisciplinados tenham sido multados. Ficamos a imaginar que, se prejuizo está havendo, é o nosso Clube o único prejudicado. Enquanto isso, Finazzi e, principalmente Wendell, desfazem do que para nós é uma espécie de instituiç?o - o nosso Fortaleza Esporte Clube - e das diversas hierarquias nele constituidas; desfazem do respeito a dirigentes que se t?m mostrado respeitáveis; desfazem, ainda, de nossa contribuiç?o como torcedores, ao demonstrarem incapacidade em se manterem equilibrados em suas atitudes pessoais e em suas condutas profissionais. Clodoaldo - esse ent?o - nem se fala.

As liç?es de Sérgio Alves e Bechara
Com todo o respeito, a n?o vinda do Sérgio Alves representou um problema a menos para nós. N?o é por mera antipatia que me posicionei contrariamente ? sua contrataç?o. Voc?s devem ter observado que, de uma só vez, ele conseguiu "rachar o grupo" em que se inseriu, além de, tecnicamente, ser uma espécie de arquétipo mal-formado de um ex-atleta chamado Romário. E, n?o obstante sua vocaç?o para o gol, n?o devemos nem podemos ser reféns de nenhum atleta.

Bechara, em meu entendimento, foi o atleta que mais expôs ao ridículo a administraç?o do nosso Clube. Foram seguidos episódios de tratos e (des)tratos, fazendo de nosso Clube um verdadeiro trampolim para suas pretens?es, nem sempre éticas. Claro, que com a coniv?ncia dos nossos representantes, que em suas generosidades facilitam as aç?es dos oportunistas. Hoje, esse moço Bechara ainda se acha no direito de vir a público para criticar a administraç?o de nossos clubes, posando de bom-moço e de profundo conhecedor da matéria, fazendo declaraç?es eivadas pela generalidade, manchadas por uma dissimulada arrogância e por uma visível presunç?o de superioridade. Em suas palavras, n?o coube sequer um elogio a nenhum dirigente, por menor que fosse, seja de clube A ou B. Só críticas. Portanto, gostaria que nosso ilustre e respeitável Silvio Carlos fizesse um esforço para revisar parte de seu conceito sobre "contrataç?es de impacto", já que os maiores equívocos cometidos em nosso futebol tiveram, como pano de fundo, este conceito de "alta periculosidade".

N?o pensem que o assunto é inoportuno, fora de propósito ou algo que o valha. A inspiraç?o foi instatânea, o caráter atualíssimo, e a ocasi?o nos permite (a nossos dirigentes) agirmos pró-ativamente, e n?o mais de forma reativa.

Mais do que me alegrar, tenho desejado, no campo das idéias, contribuir - modestamente, eu sei! - para o estabelecimento de um debate sério, voltado para os interesses do Clube de nossos coraç?es.

Renovo minhas saudaç?es a todos os Tricolores.
-----------------------------------------------------

[Editado por 28-9-2003 por Ben?Lima]

Ben? Lima, F.R.C, , 55 ciclos anuais "Mudar de idéia sem cinismo, tantas vezes quantas preciso, constitui demonstraç?o de um caráter bem formado." Visitem o nosso blog, no seguinte endereço: http://www.blogdobenelima.blogspot.com. Leiam nossas colunas "COM PÉ E CABEÇA" http://www.artilheiro.com.br / e-mail: benecomentarista@gmail.com > 8898.5106
Visualizar o Perfil do Usuário Enviar e-mail para o usuário Visitar a Homepage do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
LeoNaRDo
Super Craque

Naturalidade: Fortaleza

Humor: Bom

enviada em 28-9-03 em 12:52 PM Responder com Citação

Perfeito, Bene! nota mil pra voc?!

Temos que ficar com um olho aqui no presente e o outro no futuro! E isso que vc falou é a mais pura realidade!
Visualizar o Perfil do Usuário Visitar a Homepage do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário LeoNaRDo's ICQ status Este usuário tem MSN Messenger
LauroSodr
Fraldinha
*

enviada em 28-9-03 em 01:25 PM Responder com Citação

Ben?, faço minhas as suas palavras.
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
ReginaCl
Fraldinha
*

bistri.gif enviada em 28-9-03 em 02:32 PM Responder com Citação

Muito bem argumentado Ben?, como sempre. O que ainda cabe ressaltar é que em tudo isso quem mais perdeu foi sempre o clube FEC como instituiç?o, desmoralizado por atletas carreiristas e pouco éticos e por dirigentes muitas vezes inseguros no trato de suas atribuiç?es e escolhas. Como voc? bem destacou, n?o podemos mais andar para trás.
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário
Clerton
Profissional

Humor: Nenhum

enviada em 28-9-03 em 04:54 PM Responder com Citação
100% em tudo

Caro Ben?, como sempre as suas palavras soam como um grande clássico de Mozart. Falar o qu? depois dessa bela narrativa?? A palavra de ordem é: PROFISSIONALISMO ACIMA DE TUDO...lol

O meu amor pelo Fortaleza n?o tem Divis?o!
RaFaeL_
Profissional

Cadastrado: 16-8-03

Naturalidade: Fortaleza/CE

Humor: tenso!

enviada em 29-9-03 em 12:25 PM Responder com Citação

Beleza de análise Ben?!
Tô contigo e n?o abro!

http://www.giffs.hpg.ig.com.br/gifs1/leao.gif

"Serei tricolor mesmo que a bola n?o entre, mesmo que o Castel?o se cale, mesmo que o manto sagrado desbote, mesmo que a vitória esteja longe, serei tricolor seja grande a jornada, seja dura a caminhada, tricolor no peito e na alma, no grito e nas palmas, serei tricolor até morrer!"

Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger
Auric
Fraldinha
*

enviada em 29-9-03 em 01:04 PM Responder com Citação

Falar mais o que, depois do que já foi dito pelo companheiro prof. Ben??
Nada mais a declarar, pelo menos de minha parte. Só a ressaltar. Simplesmente demais a parte da análise referente aos casos do Bechara e do Sérgio Alves (argh, vou lavar a minha boca com sab?o!), extensiva ao papa Sílvio Carlos. Seria ótimo se o Sílvio revisse seus conceitos.

marcioandre
Craque

Cadastrado: 2-8-03

Humor: No meio

enviada em 29-9-03 em 06:55 PM Responder com Citação
? MUITA INGRATID?O

É Muito ingrato e falador mesmo esse Bechara. Foi através dos clubes daqui do estado que ele teve todas as oportunidades possíveis de subir na carreira, n?o as aproveitou por pura incomp?ncia e agora está metido lá na segundona, de onde dificilmente sairá.

Tricolor desde 1978, quando um tio levou-me para a fatídica final do cearense de 1978. Embora o adversário estivesse num melhor momento - acabara de ser tetra campe?o - e do incentivo do tio alvipreto, escolhi o tricolor de aço, porque n?o me contive diante da beleza das cores tricolores "daquelas camisas".
Gustavo-K3
Profissional

Cadastrado: 5-8-03

Humor: De bicampe?o

enviada em 30-9-03 em 03:19 AM Responder com Citação
Aperfei?oamento ? vista p/ 2004!

É fácil comentar tópicos do Ben?, por sua consci?ncia, coer?ncia e sensatez...

Vale ainda ressaltar q em casos de contrataç?es de atletas, devemos primeiro segurar os que deram certo. Messias, Renato, Fernand?o, Erivélton, Richarlyson, Ricardinho.... N?o podemos nem sonhar em perd?-los! E lógico os q já conhecíamos (Vinícius, Angelim, Erandir, Chiquinho, Sérgio, Dino...).

Contratar "bombas de mil megatons" pra q? Vejam o time do Gr?mio com Caio, Tinga, Anderson, e outros... no entanto, o Gr?mio está onde está.

Temos q montar um time pra 2004 com perfil de 1? divis?o, um time unido, entrosado, responsável. Um erro q n?o cometeremos próximo ano, com certeza, é com relaç?o a técnico. Márcio Araújo já demonstrou ser um de primeira. N?o precisamos mais dar chance a LCC pq nos colocou na primeira divis?o nem a FT pq nos deu um título depois de sete anos...

Nossos atuais jogadores, q permanecer?o ano q vem, adquiriram experi?ncia este ano com arbitragem, malandragem... e com certeza n?o teremos os mesmos problemas q tivemos no início do campeonato.

Nossa diretoria, acredito q foi o departamento q mais aprendeu com a 1? divis?o. N?o cometeremos erros infantis com dúvida entre PV x Castele?o, trazer estrangeiro bichado, ficarmos calados em relaç?o aos ladr?es (q no sul do país chamam de juiz...).

É pessoal, a esperança q nunca saiu de nossos coraç?es, agora se transforma em confiança de que seremos o único time do estado a estar na elite do futebol pentacampe?o do mundo.

(E eu faço parte dessa história...).
marcioandre
Craque

enviada em 30-9-03 em 04:27 PM Responder com Citação
BALA NA AGULHA

O Fortaleza terá que ter muita bala na agulha para manter esses jogadores citados pelo companheiro Gustavo - K3, s?o salarios altos e a receita até o próximo brasileiro será pouca. Tomara que nossos dirigentes encontrem alguma alternativa.

Tricolor desde 1978, quando um tio levou-me para a fatídica final do cearense de 1978. Embora o adversário estivesse num melhor momento - acabara de ser tetra campe?o - e do incentivo do tio alvipreto, escolhi o tricolor de aço, porque n?o me contive diante da beleza das cores tricolores "daquelas camisas".
ESTEVAO
Super Craque

Naturalidade: Fortaleza/Meirel

Humor: na esperança de dias melhores

enviada em 30-9-03 em 09:36 PM Responder com Citação

Acho que da perfeitamente para manter com algum sacrificio os melhores jogadores deste atula elenco e começar de verdade a pesquisar bons jogadores.Nos provamos que nossa torcida paga o jogador.Ate no cearense as rendas sao melhores do que de alguns times na primeira divisao.Devemos investir alto e com consicencia pois o retorno e maior ainda.Ja imaginou se estivessemos nas 10 primeiras colocaçoes quase todo jogo era 40 mil para cima.....Temos que investir e manter os melhores e nao cometer os mesmos erros....
Madeira
Craque

Cadastrado: 4-8-03

Naturalidade: Caratinga-MG

Humor: Cauteloso

enviada em 30-9-03 em 10:28 PM Responder com Citação

a liç?o deste ano tem que ser aprendida por todos.,Diretoria, Torcida jogadores e etc.Apesar de tudo a gente ve com satisfaç?o que nosso time tem os pés no ch?o fruto de uma brilhante administraç?o do JM, que com seu bom senso saberá dar um novo e promissor rumo ao nosso time.
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger
marcioandre
Craque

enviada em 1-10-03 em 12:46 AM Responder com Citação
J? IMAGINARAM ?!

Se o tricolor conseguir manter a base desse time para o cearense, meu Deus, será só lapada no come ovo...mas eu ,sinceramente, acho que o JM n?o fará isso porque ele é muito ''pés no ch?o'' e n?o arriscará a integridade financeira do le?o. Com as cotas do cearense n?o dá para manter essa folha aí n?o....ah! se tivessemos um nordest?o...

Gustavo-K3
Profissional

Cadastrado: 5-8-03

Humor: De bicampe?o

enviada em 1-10-03 em 02:50 AM Responder com Citação
Eu acho q d

O nosso Le?o tem bem uns 30 jogadores... Dá pra dispensar uns aí, pra diminuir a folha, e temos de ficar com os melhores para começar bem 2004 e começar o ano sem cometer o mesmo erro (um dos) deste ano. Campeonato Cearense s?o só tr?s meses. Dá pra pagar Janeiro com o dinheiro deste ano. Fevereiro dá pra pagar com um clássico e uma final de turno.

Somando a ajuda dos conselheiros (q t?m de estar conscientes da sua importância), da torcida q tem q comparecer mesmo em jogos contra Maranguape, Icasa... e do departamento de marketing do le?o tanto com promoç?es qt com incentivo ao nosso torcedor ir ao estádio; acho sim q dá pra gente manter um time-base pro Brasileir?o e contratar umas últimas peças nos primeiros jogos.

Agora esse negócio de desmanchar o time pra no decorrer do campeonato trazer todo mundo de novo... isso n?o dá!

Sei q as coisas n?o s?o t?o simples assim, mas pô! temos pessoas competentes tanto em nossa diretoria qt nossos conselheiros. Administradores q amam sua "empresa" chamada Fortaleza Esporte Clube. Da torcida n?o precisa nem dizer... Só n?o podemos é dormir no ponto!

Assim q acabar o Brasileiro, vamos abrir um tópico aki com sugest?es para 2004, com os pés no ch?o, e acho q temos de ter, ou melhor, SER uma voz aki no fórum para q nosso le?o n?o fique todo ano na briga para n?o ser rebaixado.

Saudaç?es tricolores!

Gustavo
marcosaugusto
Sub-23

Naturalidade: Fortaleza - Bras

Humor: nunca de luto, sempre na luta

enviada em 1-10-03 em 11:58 AM Responder com Citação

Bené, sua retórica é coerente e consistente.
Apenas a nivel de argumentaç?o, acredito que esta análise se atém a nossa diretoria do começo do ano.
O aprendizado neste ano de 2003, foi, sem dúvidas, uma ruptura com o que existia antes. É verdade que tivemos vários estágios de evoluç?o, seja em administraç?o do futebol (com Ferdinando Teixeira), com a chegada a elite brasileira (com Luis Carlos Cruz), mas tudo isto, acredito que ficou para trás.
A diretoria tomou muita pancada, e sabe porque as tomou. Com certeza aprendeu.
Nossa torcida também passou por um processo de amadurecimento. Vide o caso Clodoaldo, quando no início do brasileiro eu queria que o Fortaleza o vendesse por qualquer caraminguá, e deu no que deu. Nosso nível de exig?ncia agora é outro, e os erros deste ano ser?o pouco tolerados ano que vem.
Por tudo isto, acredito em um 2004 menos sofrido, e um clube mais profissional. E na elite de nosso futebol.

Tem torcedores que ficam avisando e criticando, avisando e criticando, avisando e criticando, e s?o bons.
Tem torcedores que ficam comparecendo, comparecendo, comparecendo, e s?o muito bons.
Tem torcedores que ficam ajudando, ajudando, ajudando e ajudando. Esses s?o os imprescindíveis.

SEJA SÓCIO DO FORTALEZA.
CONTRIBUA PARA A CONSTRUÇ?O DO CT
Visualizar o Perfil do Usuário Visitar a Homepage do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Este usuário tem MSN Messenger
Ariston
Profissional

Cadastrado: 6-8-03

Humor: Como todo tricolor, sempre de bem com a vida

enviada em 1-10-03 em 08:33 PM Responder com Citação

Assunto sempre oportuno e análise bastante criteriosa, caro Ben?.
Na minha opini?o, deveríamos começar 2004 mantendo os 18 melhores jogadores deste ano, observado um time titular e reserva completo. O preenchimento do elenco se daria com jogadores de destaque dos juniores, que teriam VERDADEIRAMENTE oportunidade de apresentar seu trabalho no campeonato cearense. Nos primeiros 3 meses iríamos montando(baseados em análise concreta) o nosso time para brilhar na primeirona do próximo ano.
Canguru
Sub-21

Naturalidade: Melbourne - Vict

Humor: Sempre muito bom!

enviada em 1-10-03 em 09:01 PM Responder com Citação

Quem foi que disse que esses jogadores que est?o sendo revelados no Fortaleza v?o querer renovar contrato com o mesmo salário?
Infelizmente a maioria deles veio para cá apenas para terem uma vitrine para mostrarem seu trabalho, ano que vem a estória é outra.
A gente vai ter que entender que todo ano vamos ter um time formado na base de apostas e promessas e enquanto n?o tivermos uma estrutura realmente grande vamos viver esta angústia de rebaixamento ou n?o.
Vai ser tudo uma quest?o de planejamento racional com uma boa dose de sorte. Quando formos pelo menos do tamanho de um Bahia ou Vitória, aí sim teremos gordura para queimar com nomes mais conhecidos ou salários mais encorpados pros renas, richarlysons e sergios que forem revelados.
Visualizar o Perfil do Usuário Visualizar todas as mensagens do usuário Enviar Mensagem Privada ao Usuário Canguru's ICQ status Este usuário tem MSN Messenger
Enviar nova mensagem

Subir para o início da página